25 de janeiro de 2010

...e girava ele um moinho no cárcere. Jz 16.21

por Alexandre Pitante

Juízes e um livro que marca uma era de grande desobediência do povo de Israel. Este livro cobre um período caótico na história de Israel: cerca de 1380 a 1050 a.C. Sob a liderança de Josué, Israel conquistou e ocupou de forma geral a terra de Canaã, mas grandes áreas ainda permaneceram por ser conquistadas pelas tribos individualmente. Israel praticava continuamente o que era mau aos olhos do Senhor e “não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (21.25), este versículo retrata bem a condição que Israel vivia nesta época. Servindo de forma deliberada a deuses estranhos, o povo de Israel quebrava a sua aliança com o Senhor.


Em conseqüência, o Senhor os entregava nas mãos dos opressores. Cada vez que o povo clamava ao Senhor, este, com fidelidade, levantava um juiz a fim de prover libertação ao seu povo.

Porém essas libertações traziam uma alegria transitória a Israel, porque todas as vezes que Deus enviava um Juiz para ser o Guia e Libertador de Israel, este momento de "paz" só durava enquanto este Juiz estivesse vivo, após sua morte o povo votava as praticas antigas da idolatria, por varias vezes encontramos no livro de Juízes a expressão E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR.

Um desses juizes levantados por Deus em meio a tanta desobediência do povo foi SANSÃO, Deus permitiu que a nação dos filisteus oprimisse e reinasse sobre Israel, Jz13.1.
O anjo do Senhor como diz a bíblia, visita uma mulher estéril, esposa de Manoá que pertencia a tribo de Dã. Jz 13.2, o anjo diz a ela que seria mãe de um filho e que o menino seria um Nazireu desde o ventre ; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
 
Um ano depois conforme a palavra do anjo a criança nasce Jz 13.24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.
A bíblia oculta parte de sua infância e no cap. 14 de juízes Sansão já era um rapaz cheio do Espírito do Senhor e dotado de uma força sobre humana.
Sansão era capaz de matar um leão com a mão limpa, matar mil homens com uma queixada de jumento, levantar o portão da cidade de Gaza, e muitas outras coisa que os capítulos 14 e15 de juízes relata.

Mas como todos nós temos uma área vulnerável na nossa vida, Sansão também tinha as mulheres proibidas. Jz 16.1 E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.
Essa era a área da vida de Sansão que precisava ser tratada, todos os crentes salvos em cristo Jesus tem uma área vulnerável também que necessita de uma vigilância maior em cima desta vulnerabilidade.

Percebam que fiz questão de não falar sobre alguns acontecimentos da vida de Sansão, acontecimentos esses que ocorreram nos cap. 14 e 15 de Juízes, para me ater sobre a vida proibida de Sansão e a prostitua Dalila. Foi tendo uma vida proibida com Dalila que o seu maior inimigo “Os filisteus” começaram a armar estratégias para pega-lo. Cuidado amigo e tendo uma vida oculta as escondidas que você pode estar entando num laço do adversário, mas a biblia diz Dn 2.28 Há um Deus no Céus que revela segredos.

Muitas pessoas nos dias de hoje tem suas vidas proibidas, uma vida oculta que só Deus sabe, envolvendo-se em vários tipos de problemas que são uma verdadeira desgraça para a vida espiritual do ser humano. Porque não dizer de pessoas que estão envolvidas em pornografia sem que o cônjuge saiba, outros em casa de jogos e bingos e pasmem queridos leitores pessoas essas que fazem partes do rol de MEMBROS de muitas igrejas evangélicas, a vida proibida tem acabado com muitas famílias, casamentos sólidos de anos, mas por causa da vida proibida estes casamentos estão se desfazendo.

O nosso inimigo “DIABO” arma varias estratégias contra a nossa vida para acabar e destruir a nossa vida. Pois isso é que ele o faz MATA, ROUBA e ele DESTROI. Mas o nosso Deus em Cristo Jesus veio para nos dar VIDA e vida com abundância, Jo 10.10.

A estratégia dos filisteus foi tão bem armada contra Sansão que até Dalila fazia parte desse plano arquitetônico contra ele. A função de Dalila neste plano era descobrir da onde vinha a sua força , com isso ela ganharia uma quantia em dinheiro pelo seu trabalho.
De muito insistir a perguntar a Sansão da onde vinha sua força, diz a bíblia que sansão abriu todo o seu coração a ela Jz 16.17, sansão estava cego de amor pela mulher proibida chamada Dalila. E disse ele era um Nazireu e que sua cabeça não havia visto uma navalha e que nunca tinha cortado o cabelo, esse era o segredo da sua força.

A bíblia diz quando ele “Sansão” dormiu ela chama um filisteu para cortar o cabelo dele, após o termino do corte ela grita: LÁ VEM OS FILISTEUS. A bíblia diz que sansão desperta do sono e se levanta como das outras vezes porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.
Os filisteus sabendo que não tinha mais aquela força, pegaram ele arrancaram os dois olhos o levaram a cidade de GAZA e o colocaram a GIRAR UM MONIHO NO CARCERE.
 Sansão sai do mais alto nivel de vida daquela época a um lixo jogado no carcere dos filisteus se nao basta-se isso, estava cego, sem força e sendo o motivo de risadas dos filisteus. A piadinha do momento e a queda de Sansão e como estava acabado no carcece.

Tudo isso que agora estava acontecendo com Sansão era fruto da vida proibida que ele teve com Dalila,girando um moinho no carcere.    querido leitor cuidado com o que você faz quando esta sozinho. A vida as escondidas que você leva pode te deixar cego como Sansão, preso como ele e o pior de tudo

Vou chamar este moinho de Roda, pois na verdade era uma roda mesmo, para enterdermos o que aconteceu com Sansão ali. Vários fatores aconteceram com ele naquele lugar, como tem acontecido com muitos crentes que estao como ele, vivendo uma vida na RODA espiritualmente dizendo, por causa das suas vidas proibidas o DIABO os colocou a viver em uma RODA.

Vou lhe mostrar os fatores que acontecem com uma pessoa que vive como Sansão, em roda, .... girando um moinho no carcere.

1.   Vive andando em círculo
Quem anda em círculos vive:
·        Vida rotineira e monótona
·        Não tem alegria

2.   Vive de passado, pensando no que havia feito
Quem vive de passado vive:
·        Só conjuga o verbos no passado eu fui, eu era, eu fazia, eu pregava.
·        O futuro e muito distante. Nunca consegue enxergar o amanha melhor.

3.   Estava preso no cárcere.
E quem esta preso:
·        Não tem liberdade de expressão
·        Não tem o direito de ir e vir

4.   Não se alimenta bem
Preso não tem uma boa comida, e quem não se alimenta bem.
·        Sempre fraco na fé por falta de alimentação (PALAVRA)
·        Pode leva-los até a morte por falta de alimentação espiritual.

5.   Não sente o calor do sol  
No cárcere não havia o brilho do sol, o calor do sol representa o calor do ESPIRITO SANTO, e quem não tem o calor do espírito santo.
·        Não tem alegria da salvação
·        Perdeu o combustível que impulsiona a nossa vida espiritual

6.   Não tem motivação
Quem perde a motivação:
·        Perde a esperança de salvação
·        Vive em complexos de inferioridade, até em depressão.
 

Se você vive uma vida proibida Jesus pode lhe tirar desta situação e te abençoar poderosamente e você passar a viver uma vida santa. Lembre-se a alegria do SENHOR é a nossa força. Ne 8.10.

Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.   

4 comentários:

  1. Paz do Sennhor Companheiro, passei por aqui.
    Parabéns pelo Blog.
    Já estou lhe seguindo!
    Nos falamos na sequencia.
    Forte abraço

    Ivan Tadeu
    www.ivantadeu.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seguir o meu blog

    Que Deus te abençoe.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Link: "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Eu Sou o Mensageiro!",
    volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e tenho prazer em responde-los

    "clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, irmão! Seu Blog é uma bênção. Estou seguindo, aproveito para divulgar meu Blog http://recortecotidiano.blogspot.com Será um prazer receber sua visita. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. SEU BLOG É UMA BENÇÃO!SÓ PRECISA FAZER UMA CORREÇÃO SOBRE DALILA, ELA NÃO ERA PROSTITUTA.
    OLHA SÓ.... CAPITULO 16:01 SANSÃO FOI A GAZA , VIU ALI UMA PROSTITUTA E PASSOU A NOITE COM ELA.
    VERSICULO 4.....(DEPOIS)DISSO, ELE SE APAIXONOU POR UMA MULHER DO VALE DE SOREQUE, CHAMADA DALILA.
    (PRESTE ATEÇÃO DEPOIS DISSO)DEUS ABENÇOE


    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails