12 de janeiro de 2010

O Fariseu e o Publicano

Por Alexandre Pitante

Texto: Lucas 18. 9,14
INTRODUÇÃO
Jesus tinha uma forma unica de se pronunciar aos seus ouvintes e seguidores por meio de parabolas, todas as parabolas de Jesus são altamente instrutivas para a igreja nos dias atuais, mas existem algumas delas que são verdadeiras pérolas e eu (Alexandre Pitante) considero a parabola do FARISEU E O PUBLICANO uma dessas pérolas.

A parabola começa exatamente no versiculo 10 do Cap. 18 de Lucas, mas no versiculo 9 Lucas o escritor do evangelho ele direciona a parabola dizendo que a parabola foi direncionada a três tipos de pessoas, se a intenção de Jesus era essa de direcionar a parabola ou atacar algum tipo de pessoa nao posso afirmar com exatidão se era essa a intenção ou não.
O certo é que no versiculo 9, o escritor Lucas direciona as palavras de Jesus a três grupos de pessoas, 1º aos que confiavam em si mesmos, 2º aos que acreditavam ser mais justos e 3º aos que desprezavam os outros.

Jesus começa a parabola dizendo que dois homens subiam ao templo a orar, um era FARISEU e o outro PUBLICANO, até ai parece que a parabola esta tudo normal, os dois estavam subindo templo a orar, a biblia nao afirma se subiam juntos ou não simplestemente subiam com a mesma intenção, de orar a Deus, neste versiculo inicial da parabola podemos até dizer que esses homens tem o mesmo espirito, a mesma vontade e o mesmo coração, mas a partir dos versiculos seguintes que vão relatar toda a historia veremos uma distinta diferença de atitudes e ações desses dois personagens dentro do templo (igreja).
A partir do versiculo 11 veremos claramente atraves das palavras de Jesus a diferença entre a RELIGIOSIDADE através da vida do Fariseu, e o CRISTIANISMO expressado na vida do Publicano.

O fariseu dentro do templo e proximo do altar começa a orar dizendo que nao era como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, eu creio que da onde ele estava olhava pra traz com um olhar de desprezo ao publicano, como quem diz no olhar eu sou melhor que você, e dizia em sua oração e nao sou nem ainda como este publicano.
Uma pessoa bem informada, sabendo quem eram o fariseu e o publicano, valorizaria o primeiro e desprezaria o segundo. O fariseu era um religioso, membro de uma seita judaica, zeloso pela lei de Moisés e pelo cumprimento das tradições.
Porém a religiosidade faz as das pessoas, serem muito arrogantes, SANTOS demais, quando na verdade não e bem assim. Você o fariseu tendo uma atitude de arrograncia, prepotencia e desprezo pelo proximo, isso sem contar que o fariseu batia no peito dizendo o que ele jejuava duas vezes por semana e dava o dizimo de tudo quanto possuia, faço minhas a palavras de Jesus quando se referiu a igreja de Laldicéia, uma pessoa que pensa desta maneira como este fariseu é pobre, miserável, cego e nú.
Jesus disse no evangelho de Mateus cap. 6.1Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
4 Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Com a ação do fariseu, ao orar daquela maneira e usando as palavras que usou estava querendo receber seu galardao nesta terra, achando ele que a salvação se compra com um jejum ou com seu dizimo, quantas pessoas estão agindo assim na igreja de Deus, achando que podem com prar o Dom de Deus, vai me dizer que vc nunca ouviu a expressão PAGAR O PREÇO, pessoas estão jejuando e orando ja esperando receber algum dom ou serem usados por Deus de maneira extraordinaria e dizem e estou PAGANDO O PREÇO e com isso anulam a obra de Jesus no calvario, porque o preço ja foi pago por Jesus no calvário então nao é necessário pagarmos o preço.

Oração e Jejum nao é pagar preço e obrigação de Crente salvo que tem o sentimento de gratidão pela obra do calvário. O jejum e para mortificar a nossa carne o nosso desejo, e a oração vai nos aproximar mais de Deus, pois através dela conversamos com Ele e temos mais intimidade com o Deus de relacionamentos.
O fariseu queria mostrar para as pessoas suas obras orando em alta voz, mas não precisamos fazer isso o Deus a qual servimos nos conhece por dentro, Ele nos sonda e esquadrinha o nosso entendimento e pensamento.
Mas em contra partida a tudo isso vemos também o publicano, um cobrador de impostos, porque essa era a profissao do publicano, no final do templo de cabeça baixa, reconhecendo as suas misérias batia no peito e dizia: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Aqui esta a expressão explicita de um pecador arrependido, a sua oração tinha poucas palavras mas muitos significados, com essas poucas palavras estava expressando que se arrependia de suas obras más, reconhecia suas miserias que era um pecador e que precisava da graça de Jesus.
Estudando sobre os publicanos eu descobri algo interessante, em todos os evangelhos vemos a escolha dos doze apostolos, todos os escritores relatam a escolha dos doze, mas quando relatam so dizem o nome de cada e nao diz a suas profissoes, vou lhe dar um exemplo para que entenda melhor o que quero dizer: Lc 6.13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
O texto nao diz a profissões deles, mas um evangelista ao escrever so de um apostolo ele diz a profissão dele, Mateus o evangelista que também foi apóstolo quando se refere dele mesmo no cap. 10,2 de mateus o publicano, como quem diz eu nao posso esquecer de onde eu sai e quem eu era.
Conta-se uma historia de um pastor que era aleijado andava de cadeiras de rodas, mas em um dia Jesus o curou e ele andava perfeitamente, alguem lhe perguntou pastor o sr nao vai jogar essa cadeira de rodas fora e o pastor lhe disse, "não, meu irmão. o jovem assustado com a resposta pergunta novamente porque pastor, ele disse: essa cadeira vai ser colocada do lado da minha cama, para que quando eu acordar todo o dia nao esqueca de onde Jesus me tirou.

CONCLUSÃO
Mais vale um pecador arrependido do que um justo orgulhoso.
- O fariseu era um “falso justo” (18.9). O publicano se tornou justo de fato, pois foi “justificado” por Deus.
- Deus está pronto a perdoar. E nós? Estamos prontos para reconhecer o pecado e perdir perdão?
- Jesus é o observador onipresente. Ele vê quem está no templo, o que está fazendo, sua intenção, seu caráter, etc.
- O publicano voltou para casa justificado. O fariseu voltou da mesma forma como saiu, embora estivesse satisfeito por ter cumprido sua obrigação religiosa. Como você voltará para casa hoje?



Pregador Alexandre Pitante

Um comentário:

  1. Ola Pastor Alexandre,

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails