1 de novembro de 2010

O Fundamento da igreja e suas Colunas


por Alexandre Pitante 


Texto Bíblico: Mt 16.18

Introdução

Fundamento é parte de uma construção que fica sob a terra e na qual a restante se sustenta. Jesus estava se pronunciando aos discípulos e diz que ia edificar a sua igreja, repare que o verbo esta conjugado no futuro, Ele ainda não tinha edificado a sua igreja, edificaria sobre Ele. A rocha central de estrutura de base para a construção.

“1Co 3.11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”

“Ef 2.20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;”

Somos um edifício em construção que como qualquer construção precisa de vigas, colunas de sustentação. “O fundamento esta na horizontal, mas as colunas estão na vertical que me liga ou me conduz ao Céu (Vida Eterna).”

Como Paulo diz: “1Co 3.9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois a lavoura de Deus e o edifício de Deus.

Quais as colunas ou vigas que sustentam o edifício da vida cristã?

1.      O Sangue de Jesus

- Através de seu sangue que Jesus comprou esta igreja, e por Ele eu tenho alegria. (1Pe 1.18,19)
- Pelo seu sangue temos comunhão com os irmãos e nos purifica de todo o pecado. (1Jo 1.7)
- Pelo sangue lavo as minhas vestes e tenho direito de entrar na cidade pelas portas. (Ap 22.14)

2.      A Santificação

- É extremamente necessário na nossa vida para nos tornarmos como Aquele que nos chamou. (1Pe 1.14,15)
- Aproxima-nos de Deus, pois na santificação inclui: oração, jejum e vigilância. A santificação é uma vida de relacionamento com Deus que, nos leva a uma vida em progressão espiritual. (1Ts 1.1,4)
- Sem a santificação ninguém verá o Senhor. (Hb 12.14)

3.      A Palavra de Deus

- É o que alimenta o crente. (Sl 104.15)
- É a palavra que ilumina o nosso caminho. (Sl 119.105)
- Só através da conhecimento da Palavra de Deus estarei preparado para responder a qualquer um que perguntar a razão da minha esperança. (1Pe 3.15,16)            

4.      O Espírito Santo

- O Espírito santo me da força pra provar ao mundo que sou salvo e crente em Jesus. (At 1.8)
- O Espírito Santo é quem testifica com o meu espírito que sou filho de Deus. (Rm 8.16)
- O Espírito santo é meu consolador. “No grego existem duas palavras para “outro”: allós significa da “mesma espécie”, enquanto heterós significa de “espécie diferente”, o termo usado foi allós, ou seja, Jesus enviaria alguém igual a Ele para ser o nosso consolador do grego parákletos sig: consolador, advogado e intercessor. (Jo 14.16,17)

Conclusão

As colunas ou vigas de sustentação da nossa vida cristã precisam estar sempre em unidade, sem qualquer uma dessas colunas a minha vida crista corre perigo, meu edifício (templo do Espírito santo 1Co 3.16) pode estar prestes a cair, ou nunca começou a ser construído por falta de colunas sustentação.

Essas colunas precisam ser edificadas simultaneamente em equilíbrio, nenhuma delas pode estar mais alta, firme ou mais edificada que a outra, pois isso pode acarretar em um desequilíbrio espiritual na minha vida me fazendo ser um cristão manco na fé.


***
Alexandre Pitante no Avivamento pela Palavra

2 comentários:

  1. Já estou seguindo seu blog po que achei muito bom e de otimo cotéudo,gostaria de conatr com você no meu blog,desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Faço das suas palavras em meu Blog as minhas em seu. Muito bom, palavras edificantes e informações necessárias. Deus abençoe sua vida e seu ministério e continue nos visitando e comentando, pois seus comentários são de muita valia para nosso aperfeiçoamento. Fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails