8 de fevereiro de 2010

Apóstolo Pedro


PEDRO
Introdução

O apóstolo Pedro, sem dúvida, é um dos mais controvertidos personagens do Novo Testamento. Suas qualidades quase sempre são ofuscadas por suas trapalhadas e pulsílamidades que o tornam o discípulo mais sincero, mais previsível de todos. Porém, percebemos na história deste homem de Deus, uma história de superação, aliada à uma vida de completa dependência de Deus.

I – QUEM ERA PEDRO?

Seu nome hebraico original dos apóstolo Pedro é Symeon (At. 15:14; 2 Ped. 1:1), um nome pessoal comum no A.T. O Senhor deu a Simão, filho de Jonas, o nome de Pedro. No grego esse nome significa “pedregulho” ou “pedra pequena”. Algumas vêzes, os evangelhos usam a combinação “Simão Pedro”, como em Mt 16:16, Lc 5:8; Jo 1:40; 6:8; 13:6). O equivalente aramaico do nome Pedro é “Cefas”. Ele era de Betsaida, uma aldeia ao norte da Galiléia (Jo 1:44), possuía “um” irmão por nome André, era pescador, casado e morava com sua sogra em Cafarnaum ( Mc 1:21,29).

II – É PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA?

A Igreja católica com base em Mt 16:18, ensina que Pedro é a “Pedra” sobre a qual a Igreja está edificada. Entretanto, podemos observar em todo Novo Testamento que:
a) O próprio Pedro usa a palavra para se referir a Jesus (Atos 4:11; 1 Pe 2:4-8);
b) As parábolas de Jesus sobre os dois construtores e os dois alicerceres ensinam que Jesus é a rocha (Mt 7:24-27).
c) O apóstolo Paulo também ensina que Cristo é o fundamento do edifício de Deus (1 Cor 3:11) e a pedra angular (Ef. 2:20-22).
d) A expressão “chaves do reino dos céus”, não significa as chaves da Igreja como se Pedro fosse o primeiro papa da Igreja, fato, aliás, que se torna insustentável pois além do mesmo ser casado (Mc 1:29-30), condição que não é possível a um papa, também não presidia à Igreja primitiva que tinha como líder o apóstolo Tiago (At 15; Gl 2:9). “Chaves” não significa autoridade sobre a Igreja, tampouco sobre os céus (para mandar chuva), pois aos discípulos Jesus deu a mesma autoridade (Jo 20:22,23), mas fala-nos da proeminência na abertura da pregação do evangelho, primeiro aos judeus (At 20) e depois aos gentios (At 10).

III – QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PEDRO?

a) Impulsivo – suas reações eram pulsílames (Mc 1:29; Mt 4:20; 14:28-29; 17:1-13);
b) Egoísta - Pedro demonstra seu egoísmo ao se preocupar consigo mesmo (Mt 16: 18-22).
c) Interesseiro – Sua preocupação era com sua satisfação pessoal (Mt 19:27).
d) Soberbo – para Pedro, tudo o que ele fazia era “o melhor”(Mt 26:33)
f) Inconstante – O mesmo Pedro de diz “Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo”, na mesmo capítulo chama Jesus à parte e repreende-o por o mestre está falando sobre sua morte e ressurreição (Mt 16:22). Antes havia recebido um elogio (Mt 16:18), agora, uma repreensão (MT 16:23).

III – DEPOIS DE SUA CONVERSÃO SEU CARÁTER MUDOU?

Claramente podemos ver a mudança de um Simão inconstante, para um Pedro “pedra” maduro, diante das seguintes características em sua vida:
a) A constância de Pedro (At 3:1-7)- Pedro e João estavam indo juntos” ao templo para oração”, quando viram um coxo e disse: “olha para nós”, não era mais o Pedro soberbo e inconstante.
b) A coragem ( At 4:13) – Não obstante à perseguição, manteve-se firme na propagação da mensagem do evangelho.
c) A Sabedoria (At 4:19-20) – Pedro teve sabedoria ao administrar suas emoções.
d) A Alegria (At 5:41) – mesmo depois de sofrer açoites, ele se alegrou.
e) Humildade – (At 9:36-42; 10: 25,26) Pedro mostra humildade ao pedir às pessoas saírem, pois outro prefeririam fazê-lo em público para trazer a glória para si.
e) Espírito de Oração (Atos 10);No monte da transfiguração Pedro não conseguiu ora “uma hora”( Lc 9:32), mas agora orava pelos gentios.
f) O Amor (At 10:21-29); Ao levar à mensagem aos gentios.
g) Amabilidade (At 11:4) – Pedro responde aos da circuncisão na explicação de sua visita à casa de Cornélio com amabilidade.
h) Homem de fé (At 12:6) – dormia porque estava tranquilo, confiante, entregue aos cuidados do pai.
i) Líder – O apóstolo Paulo relata em Gl 2:8 que Pedro era um líder eficiente nos primeiros dias da Igreja.
j) Maturidade – Talvez a maior prova da maturidade do apóstolo Pedro tenha sido a mansidão que ele demonstra quando Paulo o resiste “face-a-face” (Gl 2:11). E mesmo no fim de sua vida, Pedro o chama de “amado irmão Paulo”, reconhecendo sua sabedoria e colocando os escritos de Paulo em pé de igualdade aos do Antigo Testamento.


CONCLUSÃO
A vida do Apóstolo Pedro nos mostra o quanto, como cristãos, precisamos diariamente aperfeiçoar nosso caráter. Pedro com toda sua fragilidade e inconstância, a partir da experiência do Pentecoste, mostrou o que o Espírito Santo é capaz de fazer na vida de um homem quando o mesmo se coloca na vontade de Deus. Portanto, nos entreguemos à Ele sem reservas e vejamos o quanto o Senhor será capaz de realizar em nossas vidas.

Fonte: www.radioboasnovas.net

6 comentários:

  1. Ola Alexandre,

    muito bom a matéria sobre Pedro. Tenho uma admiração por ele, pois todos só lembram das trapalhadas dele e não vêem o verdadeiro homem cristão que ele foi.
    Parabéns por captar essa personalidade dele.

    estou seguindo seu blog.
    obrigado pelo comentário

    luiz cledio
    abraço
    luiz cledio

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,lhe agradeço pela sua visita,gosto muito de ler sempre os blogs que sigo,vou estar sempre aqui,aliás,esse texto sobre Pedro é ótimo,estou estudando sobre ele.Este é um grande exemplo que de um homem que creu e creu mesmo!!
    continue assim meu querido!!abraços.volte sempre ao meu blog!!

    napalavradosenhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mta paz irmão, gostei muito desse estudo sobre Pedro e do seu Blog tb, ja add como seguidor, e espero contato para fazermos parceria de banner.. espero sua visita.. fica com Deus.. Abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Paz de Cristo meu irmão, eu to retribuindo a visita que vc fez ao meu blog!!! Tudio que faço é para honra do nosso Deus. Também estou seguindo seu blog e já to publicando o endereço do seu blog e o banner no meu blog. Tenho um site também, onde poderás ver fotos e muitas outras informações: http://sembrunoleandro.wordpress.com Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo te abençoe e teguarde agora e sembre.

    Abraços Fraternos,
    Sem. Bruno Leandro

    ResponderExcluir
  5. Alexandre .. meu irmão a paz seja contiogo e familia...!!!
    Amado vim buscar seu link assim junto com o seu banner.....estaremos divulgando o seu espaço abençoador... no Blog AMIGO DE CRISTO.
    Que o Senhor possas estar abençoando sempr e tua vida e familia...graça e paz ..!!!

    ResponderExcluir
  6. Paz meu nobre companheiro como um grande adimirador do ministério de Pedro posso dizer que fui muito abençoado com esta reflexão sobre a vida e ministério deste estimado apóstolo.Que Deus continue te honrando e abençoando sua família.

    Em Cristo Julio Rolin.

    Cuidado em já estou de seguindo. (rsrs).

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails