22 de março de 2010

O Avivamento do Odre Novo



Resenha do livro O Avivamento do Odre Novo, que por sinal muito bom. Recomendo que leia.
         
Muitos estão tentando identificar onde o avivamento vai começar no Brasil, mas na verdade ele já começou e está se espalhando de muitos e para muitos lugares. Como Jesus disse, o vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabe donde vem, nem para onde vai... (João 3:8)


Esse avivamento não tem um rosto e muito menos usa terno e gravata. Passando por vários desses focos de avivamento, tenho constatado a característica comum de um forte mover de cura da alma e libertação da personalidade. A unção jorrando pelo caminho estreito da cruz, sarando o ferido, libertando o cativo e levantando uma geração de verdadeiros adoradores, visionários e missionários.


Esse não é um avivamento superficial, que põe uma capa de espiritualidade nas pessoas. Ele tira a capa de espiritualidade e confronta as feridas, produzindo um desenvolvimento espiritual consistente. Esse avivamento vem, não para produzir filhos tímidos e mimados, mas para formar verdadeiros guerreiros. Ele vem para sarar a esterilidade do Corpo de Cristo e levantar uma geração que conquistará as nações, cumprido a Grande Comissão. Esse é o avivamento do odre novo, um reavivamento da cruz, no qual não existe espaço para a religiosidade e a falta de quebrantamento! Jesus evidenciou este perfil restaurador do avivamento ordenando:


"Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam derramam-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." Mt. 9:17


De fato, tem havido um grande derramar do Espírito Santo nestes dias, tal como Jeremias profetizou:


"Assim diz o Senhor Deus de Israel: Todo odre se encherá de vinho" Jr.13:12


Até aqui se tem referido ao avivamento apenas como o vinho novo, Deus porém, está despertando a atenção da Igreja para o odre. Temos falado muito no vinho e pouco no odre; muito no poder e pouco na cura da alma; muito na unção e pouco no caráter.


Um dos grandes perigos do avivamento é viver com muita "unção" e pouca força moral. Essa foi à transgressão de Saul. Um homem carismático que sabia agradar ao povo, porém, sofria de uma debilidade emocional e moral crônica. Acabou sendo vítima da própria unção. Este é o perigo do odre velho: pode ser facilmente destruído pela própria unção.


Jesus alertou que o perigo está no odre. A preservação do vinho novo depende do odre. O vinho celestial é extremamente importante, mas sem o odre será desperdiçado. O vinho novo simboliza a manifestação de Deus, mas o odre somos nós, a sua Igreja, a família e o indivíduo. 
O odre novo feito originalmente de couro é naturalmente caracterizado por resistência e flexibilidade. É a tipologia de uma personalidade sarada e disponível para enfrentar o tratamento, as pressões da vida espiritual e os desafios de Deus.


Enquanto o vinho novo representa um enchimento de Deus, o odre novo é o símbolo de uma personalidade curada, uma consciência pura, um passado resolvido e um futuro promissor. O mover de cura na personalidade que sara o ventre da Igreja restaurando a capacidade de gerar a vontade de Deus, liberando dons e chamados é a marca do genuíno avivamento e a garantia de que esse avivamento vai permanecer e reproduzir seus efeitos na vida de muitos.


Vinho novo tem de ser colocado em odres novos. Quando o Espírito Santo vem, Ele gera mudanças e isso implica uma mentalidade renovada. Assim como o vinho exerce uma pressão sobre o odre através do processo de fermentação, o poder do Espírito requer uma personalidade consistente, porém flexível.


"Eis que o meu ventre é como o mosto, sem respiradouro, como odres novos que estão para arrebentar." Jó 32:19


O odre novo é o vaso que vai suportar o preço do avivamento, conservando e amadurecendo a unção. O odre velho aborta o avivamento. Quando o vinho novo é depositado em odres velhos, o avivamento está com seus dias contados. Depositar o vinho novo em odres velhos tem sido uma desastrosa transgressão da Igreja.


Muitos avivamentos duram pouco porque não há uma visão de mapeamento de feridas e maldições, e transformação do caráter. Trincas internas na personalidade fazem o enchimento do Espírito Santo escoar subitamente. O Odre velho e ressecado, a personalidade fustigada pelas desilusões e decepções, a alma ferida, o coração de pedra viciado no pecado, os cacoetes religiosos precisam dar lugar ao estilo de vida humilde, quebrantado, flexível e transparente. O Evangelho não é um livro que você carrega debaixo do braço, é um estilo de vida que se renova constantemente.


A Igreja brasileira tem experimentado um crescimento numérico fenomenal. A própria mídia denominou o evento como o "boom evangélico". Milhões de pessoas tem se achegado ao Corpo de Cristo nestas últimas décadas. Junto com todo este povo chegaram também seus problemas, estigmas malignos, traumas e toda sorte de ataduras espirituais e ligaduras de impiedade. O mundo tem se deteriorado tanto que 80% das pessoas que têm chegado a nossas igrejas necessitam ir para uma UTI da alma.


Definitivamente, a Igreja precisa estar mais bem preparada para receber os que estão chegando. Não podemos ignorar a profundidade e a complexidade dos problemas das pessoas. Algumas pessoas são literalmente um quebra-cabeça de 1500 peças desmontadas; outras estão em questões morais e conjugais bem definidas por uma "sinuca de bico"; outras têm experimentado perdas irreversíveis e traumas fulminantes; outras ainda carregam as influências e severas conseqüências de um envolvimento profundo com o satanismo e a idolatria; outras apenas migraram de um vício mundano para um "vício gospel" e ainda tentando sobreviver dentro da Igreja inspiradas pela dor latejante de feridas não resolvidas; outras estão realmente mal intencionadas e sim filtram através de manipulações sorrateiras tentando lograr seus próprios interesses; e assim por diante. A variedade de problemas parece não ter fim.


Com todo crescimento a Igreja contraiu mais problemas do que poderia digerir. A Igreja, como Corpo de Cristo que é, está sofrendo de indigestão. Está intoxicada. Pessoas não saradas acabam sendo o pivô de muitas rebeliões crônicas e divisões devastadoras. Divisões e apostasias refletem as ânsias dessa indigestão da Igreja.


Deus tem uma resposta: que possamos abrir o coração para o avivamento do odre novo. Um mover de profundo zelo e santidade avançando contra a religiosidade e podridão do mundo que penetrou na Igreja. Quando a pessoa sai do mundo, mas o mundo não sai da pessoa, a Igreja é contaminada.


Pessoas doentes, além de não crescerem, geram pessoas doentes. Isso tem condenado o processo de crescimento em muitos ministérios. O alto contingente de membros algumas vezes têm sido um atestado da baixa qualidade, ou seja, de como a Igreja tem feito pouca diferença apesar do seu tamanho.


Muito se fala em relação aos que estão acomodados nos bancos das Igrejas, mas na verdade a maioria não está nos bancos - temos toda uma geração que está na maca. Mas podem ser sarados e readquirir saúde espiritual e o potencial de levar a mesma cura a outros. Que venha o avivamento, sobre os odres novos!

(Síntese extraída do Livro: O Avivamento do Odre Novo - Pr. Marcos Borges (Coty) - JOCUM -Curitiba -PR)

12 comentários:

  1. Olá! Graça e Paz. Passando para conhecer seu espaço e parabéns pelos bons conteúdos. Que o Deus de toda a graça o aperfeiçoe a cada dia e que vc dê voôs mais altos com o Senhor. Se quiser nos visitar será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Querido irmão!!!

    Parabéns pelo seus lindo blog, que seja realmente um instrumento para abençoar vidas e que Deus continue abençoando sua vida de uma forma especial... que você esteja cada vez mais transbordante da unção que desce do trono de Deus!!!

    Obrigado pela sua visita!!!
    Obs.: sou seguidor aqui tbem...

    ResponderExcluir
  3. olá abençoado estou aqui devolvendo a visita que vc fez lá no meu blog e estou te seguindo já..

    GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  4. Olá, graça e paz meu irmão. Sobre o verdadeiro avivamento gostaria de dizer que tudo o que Jesus dizia era do lado de dentro. O meu reino não é deste mundo, ele está dentro de vós; quem intentar no coração já adulterou e por aí vai. Sendo assim o verdadeiro avivamento que literalmente significa tornar mais vivo é olharmos o coração e não a aparência de quem quer que seja.
    É extirparmos os preconceitos e ver além do pecado dos pecadores, é amarmos incondicionalmente e definitivamente aos do mundo, andando com os samaritanos, com as meretrizes, com os publicanos com as prostitutas, é sendo sal do mundo e luz nas trevas. É não nos conformar com este mundo, seja este mundo NA igreja, seja este mundo FORA dela, é temperar a vida no Caminho, indo onde for. É olharmos para os marginalizados, os gays, os assassinos, os macumbeiros como quem olha gente e não como quem olha coisas, é saber que em todo corpo habita um espírito imortal amado de Deus.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor irmão, muito lindo seu blog, textos super interessantes...Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexandre,
    Vim agradecer pela visita e avisar que você está seguindo o meu Blog de Testes e não o meu Blog principal, entra lá: www.teologiainteligente.blogspot.com
    Graça e Paz !!!!

    ResponderExcluir
  7. obrigado meu amado
    por seu comentário, e também seguirei seu blog convido para vc participar de nossa rede social gospel evankut
    http://pedidodeoracao.ning.com

    ResponderExcluir
  8. Paz

    Retribuindo a visita.

    Muito bom o teu Blog, ja sou seguidor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Parabéns, pelo seu blog muito edificante!

    Estou seguindo o seu blog.
    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também.

    http://lugardeproposito.blogspot.com/

    Um abraço!

    Elaine

    ResponderExcluir
  10. A PAZ DO SENHOR, PARABÉNS POR SEU BLOG BASTANTE EDIFICANTE, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS COM SUA GRAÇA, AGRADEÇO POR TER VISITADO MEU BLOG, JÁ ESTOU LHE SEGUINDO SER QUISER FAZER PARCERIA DE BANNER OU DE LINK DEIXA UM RECADO LA NO MEU BLOG CONFIRMANDO, FICA NA PAZ.

    http://ochamadoeoide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um ótimo livro mesmo. Vou compra-lo quando pudar.

    A proposito, muito bom seu blog, e vou divulgar no meu.

    Abraços!

    http://porquecreio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails