20 de março de 2010

O Naufrágio de Pedro - Mt 14.30



por Alexandre Pitante
            

Quem gostaria de ter essa mesma experiência que teve o apóstolo Pedro? Logo após a primeira multiplicação dos pães na cidade de Betsaida, Jesus estava à beira-mar com todos os seus discípulos e uma grande multidão que o seguia e que acabara de ter contemplado um dos maiores milagres bíblicos, a saber, o da multiplicação dos pães e peixes, onde segundo a bíblia quase 15 mil pessoas puderam comer daquele pão multiplicado por Jesus.

Ao final disso, Jesus estava se despedindo da multidão que ali com Ele estava, enquanto os discípulos se preocupavam em embarcar, devido à longa viajem de 19 km por dentro do mar da Galiléia para chegarem a Genesaré, se só isso fosse a preocupação, mas o horário já era avançado e isso deixava os discípulos mais fastidiosos, quanto a dificuldade de se navegar naquele horário.

A versão Revista e Atualizada diz que, Jesus compeliu os seus discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado Mt 14.22, já na Revista Fiel diz o termo ordenou, ou seja, Cristo obrigou os seus discípulos a fazerem tal coisa, passar para o outro lado. Jesus nunca fez no passado, não faz no presente e nunca vai fazer no futuro nada sem algum propósito, Jesus queria dar aos discípulos mais uma experiência, para que com isso a Fé deles pudesse ser acrescentada mais um pouco. Enquanto os discípulos já estavam dentro do mar e a multidão já havia ido para as suas casas, Jesus por sua vez subiu ao monte, a fim de orar sozinho, eu gosto muito do Evangelista Mateus, pois é o único que diz esta expressão a fim de orar sozinho Mt 14.23, com isso eu aprendo uma das grandes lições com Cristo, todo o homem ou mulher que exerce liderança na igreja ou tem um cargo ministerial, que prega e louva, enfim, e que depende de grupos de oração para orar tem sérios problemas com sua vida ministerial, pois Jesus esta nos ensinando que temos que orar sozinho também, no meu quarto em momentos de intimidade com o Senhor, orar sozinho revela uma característica de um Grande Líder.

Entretanto, os discípulos já estavam muito longe quando Jesus termina o seu período de oração, que por sinal foi um período de oração bem longo, já era a quarta vigília da noite, entre 3 e 6 horas da manhã, a bíblia diz em Jo 6.19 que o barco já estava a uns 25 a 30 estádios da praia, levando em consideração que a medida de um estádio na bíblia é de 178 metros, os discípulos estavam aproximadamente entre 4 a 5 km de distância quando Jesus se levanta da oração e vai até eles andando por cima das águas, mais um milagre extraordinário de Jesus. Os discípulos ao avistarem Jesus andando por cima das águas em pleno mar da Galiléia e sendo já a ultima vigília da noite, ou seja, muito tarde, não tiveram outra reação a não ser ficarem totalmente aterrados e muito espantados a ponto de dizerem que estavam vendo um fantasma, do grego phântasma, em seu sentido original mostrar e aparecer, é uma imagem não correspondente à realidade, ou seja, uma ilusão visual.

Tomados de grande medo começaram a gritar: É UM FANTASMA, a bíblia diz Mt 14.27 RA que Jesus imediatamente disse, Tenha bom ânimo! Sou eu. Não temais. Eu creio que Cristo vendo o desespero que tomava conta do coração de cada discípulo, se sentiu na obrigação de rapidamente dizer a eles que era Ele (Jesus), pois o pior poderia acontecer, os discípulos poderiam se jogar dentro d’água de tamanho medo da situação, a quem diga que fantasma para marinheiro e sinônimo de naufrágio e entre varias outras lendas e mitos que dizem a respeito disso. Mas mesmo depois deles ouvirem a Voz de Cristo dizendo que era ele, Pedro teve a coragem de dizer que se fosse ele mesmo o mandasse ir ter com Cristo por sobre as águas, Jesus em resposta a Pedro disse, vem. Agora eu fico a imaginar, será que Pedro ao ouvir isso imediatamente colocou os dois pés dentro da água e começou a andar, acredito que não foi bem assim, creio que ele se apoiou em alguma coisa, quem sabe no próprio barco colocou um pé dentro do mar, firmou o primeiro pé pra criar mais coragem e confiança, ai então vem o segundo pé e quando Pedro da por si estava com os dois pés no mar andando por cima das águas.

Pedro viveu algo neste momento em que nenhum dos outros discípulos veio a viver, andar por cima das águas, uma experiência inigualável pra qualquer ser humano, flutuando por cima de um lago de água doce de 40 metros de profundidade, mais um milagre de Jesus. Pedro representa a vida de muitos cristãos na atualidade, pessoas que começaram como Pedro, colocando o primeiro pé no mar para pegar mais confiança depois colocaram o segundo e começaram e a partir daí viver no sobrenatural de Deus, andando por sobre as águas, pregando e Deus transformando vidas através de suas mensagens, ensinando através da Palavra de Deus de uma maneira linda e poderosa, louvando e o louvor tocando o coração de Deus como verdadeiro levitas, conquistando um patamar alto de intimidade com o Senhor, gozando uma vida verdadeiramente cristã aos olhos de Deus, vivendo as mais nobres experiências com Deus, porém, como Pedro teve um erro crasso de desviar seu olhar de Jesus para a força do vento e assim começar a afundar, muitos cristãos tem desviado seu olhar e estão afundando na vida.

A bíblia diz: “Reparando, porém, na força do vento, teve medo, e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor”! Mt 14.30 RA, o erro de Pedro foi reparar na força do vento pois com isso ele desvia o seu olhar de Jesus, mas o que eu acho interessante é que Pedro não olha para o vento em si, mas sim na força do vento, como quem diz: da onde esta vindo este vento? Porque tamanha força?. Uma das interpretações de vento na bíblia é o símbolo do Espírito Santo, porém neste texto, vento representa dificuldade, provação, tribulações, adversidades, calamidades, tragédias, etc. Um grande problema nosso e que quando estamos vivendo no sobrenatural de Deus, de repente, sopra um vento, como foi na vida de Jó, em vez de nos aproximarmos mais de Jesus, olhamos pra força do vento. Essa atitude de olhar pra força do vento significa tentar descobrir de onde o vento sopra, de que direção ele esta vindo e porque toda esta força, ou seja, em meio às dificuldades queremos achar a razão das nossas provas, o porquê passamos por tais adversidades e isso gera dúvida no nosso coração e a dúvida por sua vez gera medo, que faz as nossas vidas naufragarmos na presença de Deus, pois o Medo é diferente do Temor, este gera reverencia e respeito, ao contrario disso o Medo gera receio e desconfiança.

Pedro esta afundando diante do Criador de todas as coisas, tudo por desviar o seu olhar de Cristo, o escritor anônimo aos Hebreus afirmou dizendo: “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da Fé, Jesus”. Hb 12.1b, 12.2. No afã de tentar descobrir da onde estava vindo o vento começou ele a naufragar, assim acontece na nossa vida, na ânsia de tentar encontrar as razões pela qual passamos por provas, começamos a colocar em xeque a fidelidade de Deus para com a sua Palavra acerca de nós seus filhos, e com isso a dúvida entra em nossa mente devastando qualquer sentimento bom acerca de Jesus e sua obra. Diante de tudo isso só posso dizer que se desvirarmos o nosso olhar de Jesus para onde quer que for, certamente afundaremos em todas as áreas de nossas vidas.

O interessante desta história bíblica e que Pedro afundava diante de Jesus que via toda a cena mas não se prontificou a ajudá-lo naquele momento, antes que Pedro o pedi-se, suplica-se ou clama-se por uma ajuda naquele instante dizendo: Salva-me, Senhor! Se você que lê esta matéria e neste momento vive uma situação parecida, esta naufragando com tantos problemas e não vê solução para todos eles e sua vida esta em um declínio muito grande, Clame pelo Senhor Jesus, Ele esta pronto a lhe atender e te ajudar.
Sl 12.5 “Por causa do clamor do pobre e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor, e porei a salvo a quem por isso suspira.”

Ao contrario do poeta que diz segura na mão de Deus e vai, diz o versículo 31 que prontamente Jesus estendeu a mão e o tomou, ou seja, Jesus segurou na mão de Pedro e não vice-versa, Pedro não teria força suficiente por si mesmo para sair daquela situação a não ser por Jesus que o levantou de um naufrágio, futuro afogamento.

Com estas palavras termino a minha reflexão dizendo que, se você começou como Pedro vivendo o sobrenatural de Deus e por um deslize ou descuido começou a olhar a força do vendo, tentando encontrar razões de porque você esta passando por provas em um momento que estava tão bom na sua vida e com o resultado disso veio a naufragar na Fé, saiba que ainda existe solução pra tua vida, deixe que Ele o Senhor lhe tire deste fundo de poço em que estas, firme os teus pés sobre uma rocha, conduza a tua vida na viva esperança de servir o Senhor Jesus, que é a melhor coisa que alguém pode fazer, Servir a Jesus, e dirija os teus passos até o Arrebatamento da Igreja. Louvado seja o Nome do Senhor Jesus.

Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

10 comentários:

  1. Querido irmão, Graça e Paz do Senhor Jesus. Dada a qualidade do seus textos e a relevância deles para a edificação, tomei a liberdade de incluir na minha lista de blogs um link direto ao seu para que os leitores do meu trabalho possam ter direto acesso ao seu. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ola ! tudo bem ? estive olhando seu blog e queria dar a vc os parabems e que Deus possa abençoar a muitos por meio de seu blog e com certeza vai colher frutos deste trabalho maravilhoso ! seu banner esta no meu blog ! abraço !

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão e parabéns pelo blog. Já o estou seguindo. Que o Senhor continue direcionando os teus passos e fortalecendo os teus ombros para o servir.
    Fica na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. obrigado por fazer parceria com meu humilde blog

    Amo ler comentários e tenho prazer em responde-los

    "clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir
  5. Olá amado!

    Grata pela visita ao INSIGHT, seu blog é uma benção, já estou seguindo. Que Deus continue te abençoando!
    Fk na paz!

    ResponderExcluir
  6. Pedro revela a essência da natureza humana, com erros e acertos, mais também mostra que o homem pode e deve se empenhar na busca a Deus, ora acertando e ora errando mais jamais desistindo! Grasça e paz ao amigo e irmão!

    ResponderExcluir
  7. .

    Pastor Alexandre,

    Fiquei muito agredecido a Deus por ver meu irmão publicando conteúdo cristão na Internet com excelente qualidade.

    Muitos estão precisando ouvir e ler palavras inspiradas por Deus.

    Como um dos administradores da União de Blogueiros Evangélicos, venho humildemente dizer ao irmão que mantenha o azeite da unção de Deus em cada palavra que escrever.

    É preciso de mais e mais cristãos para publicar. Ler apenas não basta. A formação de opinião na sociedade brasileira até há pouco ficava a cargo dos ímpios e incrédulos. Nós estamos chegando lá.

    Deus abençoe meu irmão, continue escrevendo e desafie também a outros para não ficar apenas como leitores (passivos) mais publicadores, para que cheguem até o patamar mais alto dos degraus de Romanos 12:2.

    Senhor, continue abençoando o Pastor Alexandre Pitante. Sua família, Igreja e amigos.


    Em Cristo,

    Irmão João Batista Cruzué

    ResponderExcluir
  8. Caro Pastor Alexandre!

    Paz do Senhor Jesus!

    Fiquei feliz com sua presença no espaço que Deus me confiou! Agradeço pelas palavras, pelo comentário e por seguir o blog! É uma satisfação poder ver homens e mulheres que verdadeiramente abençoam vidas através de seus blogs...Pela Palavra de Deus!
    É maravilhoso ver os servos de Deus escrevendo seus textos, sendo usados pelo Senhor, para escrever e edificar vidas...
    Principalmente em tempos em que muitos estão espalhando o "vento", tentando naufragar a muitos...O que nos alegra saber é que Jesus sempre estará lá!

    E estará a usar pessoas para levar da Sua palavra, aos naufragos...

    Deus continue a abençoar sua vida, sua família e seu ministério! =)

    Grande Abraço!
    Paz do Senhor seja contigo!

    Renata
    encontrandocristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Paz, Alexandre...

    Obrigado por seguir meu blog.
    Parabéns por sua iniciativa de publicar um blog Cristão em meio a Internet.

    Um forte Abraço.
    Heverton Oliveira
    (Igreja Videira de Guaratinguetá.)

    Sigo seu Blog Também.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alexandre! Obrigado por visitar e acompanhar meu blog! Sigo o seu também!

    Fique a vontade para sempre ler, meditar e comentar por lá, que eu faço o mesmo por aqui, rs.

    Deus o abençoe grandemente.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails