3 de abril de 2010

Aos Críticos de Plantão



por Alexandre Pitante


Achei-me na obrigação de escrever esta matéria devido à avalanche de posts na internet, mais precisamente na blogsphera, de conteúdos críticos contra determinadas pessoas e denominações, pessoas como, pastores, bispos, missionários, apóstolos, e denominações não preciso dizer você já deve ate saber. Não que eu seja a favor destes homens que são criticados e algumas denominações, não, definitivamente não, só que tenho mais coisa a fazer do que ficar entrando no meu blog, pra postar conteúdos que atacam as pessoas, por mais que estão pregando mentiras, denominações vendendo indulgências anti-bíblicas, eu tenho o que fazer.


Mas me deixa entrar logo no assunto que quero dizer, eu fico a imaginar uma pessoa não cristã que ao entrar na internet para fazer aquilo que sempre faz, a saber, jogar seu jogos on-line, entrar em salas de bate-papo, sites ilícitos, e entre outras coisas que se faz na internet. Por uma casualidade, se depara com um post teu, o “Critico de Plantão”, que se diz cristão que ao invés de postar matérias que possam aguçar o interesse destas pessoas pelo evangelho de Jesus, mas não, postam matérias de ataques pessoais contra outras pessoas que professam a mesma fé, Jesus disse: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. (Mt 12.25), contudo, o não cristão ao ver nós nos matando com ataques pessoais, não vai nem querer saber de Jesus e deste evangelho mentiroso que muitos vivem, de hipocrisia, muitos estão com suas miras apontadas para a direção errada, contra pessoas, quando na verdade a bíblia diz que nossa luta não é contra carne e sangue, (Ef 6.12).


Paulo escreveu em (2Co 5.18-20) sobre o ministério da reconciliação, porém, os “Críticos de plantão” não entenderam isso ainda, o que é este ministério, estes cumpre na realidade o ministério do apontar o dedo. A bíblia diz que só quando tirarmos do meio de nós o jugo, o dedo que aponta e o falar injurioso (Is 58.9) seremos respondidos pelo Senhor em nosso clamor.


Mas postar matérias para a edificação de pessoas, para gerar no coração do incrédulo o desejo por Jesus, estudo sobre técnicas de como ganhar almas, estudo sobre o casamento a luz da bíblia, tendo em vista a torrente de ataques do diabo contra a família hoje, não, são pouco os que postam esse tipo de matéria, tudo porque, não vai dar ibope no blog dele, bem como, o aumento do numero de visitas e  também os seguidores. Não estão preocupados em ganhar almas pela internet que é uma grande ferramenta de evangelização, estão preocupados com o ibope do blog ou site. Pelo o amor de Deus. Vamos mudar isso.


E os blogs que tem o maior número de seguidores e visitas são os que vivem atacando os outros, não se preocupam em ganhar almas, e o pior é que os editores destes blogs tem a cara de pau de dizerem que são irreverentes, blogs de humor, "ha conta outra".  


Eu não posso ser hipócrita, até entro nesses blogs todos os dias pra poder ver se tem alguma noticia interessante do mundo cristão, mas só encontro ataques, fulano comprou um helicóptero, ciclano é falso profeta, beltrano perdeu seu gato, e assim vai. O incrédulo vendo tudo isso na internet não quer nem saber de Jesus, e em contra partida o Diabo vê e da risada, e diz deixa eles se matarem, como é a sua estratégia conhecida na bíblia tipificada na pessoa do Rei Ben-Hadade da Síria que cercou Samaria e deixou o povo se matar lá dentro (2Rs 6.24-30).


Eu poderia citar os nomes de todos a quem estou me referindo aqui nesta postagem, mas pra bom entendedor meia palavra basta. Que Deus possa nos dar Graça a usar a internet e nossos blogs como instrumentos de edificação a pessoas incrédulas, e que também possam aguçar mais o desejo por Jesus e desfrutar do seu grande amor através de postagens sabias, inspiradas pelo próprio Deus.


Que Deus lhe abençoe ricamente.


Leia também "Aos Críticos de Plantão - Parte 2" 


Alexandre Pitante, escreveu esta matéria porque não agüentava mais ver tudo isso e ficar calado.      

43 comentários:

  1. Glória a Deus
    É tão bom encontrar pessoas ungidas em outros estado e compartilhar do mover de Deus em nossas vida.
    Seu post sobre críticos de plantão,ou seja sobre os julgadores falou muito comigo engraçado na quarta estavamos falando sobre isso e durou até sexta esse assunto e estou de pleno acordo com você isso, dói para qualquer líder ou alguém que tem um ministério. a única coisa que podemos fazer é orar e olhar fixo para Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro irmão Alexandre, agradeço imensamente pela sua visita em meu blog,NOSSA, VC NÃO IMAGINA COMO ME DEIXOU FELIZ!!!
    Agradeço tbm por se tornar um dos meus seguidores, eu tbm estarei seguindo o seu a partir de agora,e aproveito pra pedí-lo umas dicas pois ainda sou "novata" no blog e não aprendi como postar tantos links e tantas opções interessantes como vejo q vc ja sabe, mas com a ajuda de pessoas como vc, eu chego lá, ne?
    Adorei seu blog e estou certa de que ele está sendo de grande edificação espiritual pra mtas vidas pois o nosso objetivo é o mesmo, espalhar à todos o verdadeiro evangelho de JESUS.
    Fica na paz!
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Coloquei seu Banner no meu Blog, espero ver o meu na sua página

    ResponderExcluir
  4. Oi irmão Alexandre!

    Boa noite!
    Paz e graça de Jesus Cristo estejam com você!

    Eu isitei o seu blog, através do outro blog — Jesus, o maior.

    Fiquei muito contentee feliz ao ver e ler a sua postagem, muito semelhante à do irmão James, que você publicou com coragem, seriedade e sinceridade.

    Peço sua autorização para copiar sua postagem, com seu nome e sua fonte, pois esta postagem é muito séria. Também peço sua autorização para imprimir sua postagem e falar disso para os fiéis da igreja.

    Deus te abençoe!
    Fique na paz e graça de Jesus!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Caro Irmão, Gustavo a Paz do Senhor.
    Obrigado pelas palavras.
    E com certeza que pode copiar esta postagem pois se Deus me incomodou durante uma semana inteira para postar aqui e simplesmente para o crescimento do Reino de Deus e Edificação dos Santos. Coloque no vosso blog pois assim os teus seguidores ao ler serão edificados.

    www.alexandrepitante.blogspot.com

    Abraço em Cristo. Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  6. ''Olá Amigo Alexandre!
    Vim agradecer por ter escolhido
    O meu Blogs, como um lugar
    para pouso. Em suas andanças pela
    blogosfera. Fico muito feliz
    em recebe-lo no quadro dos seguidores
    de amigos dos meus espaços. E espero
    que sempre possa encontrala por lá
    e que ajá sempre um assunto do seu interesse.
    E tambem parabenizar o seu lindo espaço!
    Deregido a Palavra do Senhor!
    Tú tens uma pagina incatadora, com trabalhos
    belismo de muito Bom Gosto
    e Requintes! Parabens Amigo!!!

    um grande Abraço! muita e muita paz...

    ResponderExcluir
  7. A paz do senhor, amigo Alexandre!

    parabéns pelo seu blog, é completo e coerente.
    que o senhor Jesus continue lhe usando como intrumento para a obra.

    estou seguindo o seu blog também.
    Ah, obrigado pelo carinho da sua visita e comentário.

    Deus é conosco!

    ResponderExcluir
  8. Conheça nossos videos no Youtube
    como- Repentev

    (81)92725192 32420272

    www.repentistasevangelicos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá irmão, obrigada pela sua visita, e também por seguir o meu Blog da Vida! Gostaria de saber se o senhor ja conheçe a Mensagem!? Faça-nos uma visita e entre em nosso site oficial: www.apalavraoriginal.org.br
    Que Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Estimado Pr. Alexandre! Muito agradecido pela sua visita ao meu Blog. O seu está de párabéns, tanto pelo conteúdo quanto pelo layout. Estou seguindo o seu também e vou acompanhá-lo.
    http://www.reverendoeugenio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Graça e Paz.

    Muito obrigado pela visita a meu blog, retribuindo vi que prestas um serviço maravilhoso ao reino de Cristo.

    Orgulhosamente tb o sigo a partir de hj

    ResponderExcluir
  12. olá querido irmão Alexandre, obrigado por fazer parte do meu blog, é motivo de muita alegria e honra te-lo aki neste espaço. também ja estou seguindo você. eu e minha esposa Tania. obrigado por seu serviço n a fé. Deus te abençoe sempre.

    teu servo, Luís.

    ResponderExcluir
  13. Blog de Luz e Paz.

    Fica com a paz do nosso Eleito Senhor e Salvador, Verbo Guia, Jesus.

    Seguindo.......
    Se tiver um tempo dá uma olhada no meu?

    http://overboguia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, obrigado por sua visita no http://luzparaseudia.blogspot.com já estamos seguindo seu blog, parabéns pelo trabalho, persevere sempre!

    Fique na Paz, e fique a vontade para voltar sempre!

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor, amado de Deus, realmente seu site tá abençoador, to tirando proveito das benção escrita que o senhor tem postado nele, para minha edificação espiritual... estarei sempre visitando seu blog... continue assim e tudo que o fizer, receberá também tudo em galardão no céu, diretamente de Yeshua !! continue com Deus e na sua eterna Paz...

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pela palavra de incentivo, e que Deus todo poderoso te abençoe nesta caminhada que é ardua até o céu, gostei do seu blog, e já estou seguindo tambem, vou divilgar o seu link no meu blog. abraço, e a paz.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por sua honrosa visita ao meu blog. Realmente temos perdido muito tempo deixando de ganhar almas e jogando o jogo do inimigo, muito embora eu acredite que alertas contra falsos mestres e falsas doutrinas precisam ser revelados. Lamento que, em muitos casos, a coisa se tornou pessoal e não se combate o desvio, mas estão combatendo as pessoas.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Paz do Senhor...
    Gostaria de deixar o endereço do meu blog, para que o Senhor possa qualquer dia conhece-lo...Meu blog chama-se GERAÇÃO DE AVIVAMENTO. meu principal objetivo através dele é mostrar um pouco mais da Palavra de Deus e o agir de Deus na vida de quem o serve...desde ja agradeço pela atenção.
    http://equilibrium153.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amado espero que te vás bem junto aos seus! Passando para agradecer a visitinha e o coments em meu Blog. Sinta-se a vontade para voltar quando assim o desejar!As portas estarão sempre abertas... rs... Ah também já estou por aqui, ok? Parabéns pelo Blog tão bem elaborado! Shalom!!!!

    ResponderExcluir
  20. É mesmo assim, meu irmão. Eu também já estou cansado disso. Eles começam a atacar outros evangélicos, depois começam a duvidar da Trindade, a pôr dúvida no ministério pastoral, da biblicidade do dízimo... falam do Natal, não para combater a intrusão do Papai Noel na nossa celebridade, eles dizem que é isso, mas para acabar mesmo com a festa, a lembrança, a comemoração do aniversário de nascimento do nosso Salvador. E por aí vai. São críticos mordazes, na verdade falsos crentes. Não ajuntam nada, só espalham. Cansei-me deles.

    Marcelo
    João Pessoa-PB

    Obrigado pela visita ao meu blog. Estou seguindo você agora, irmão.

    http://hagah72.blogspot.com
    http://batistademogeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Seu blog e otimo ! por gentileza analise esse video


    http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q

    ResponderExcluir
  22. Blog excelente, Alexandre. Obrigado pela visita!

    Quanto ao artig, concordo que tudo deva ser feito para a edificação do Reino de Deus. Podemos protestar sem derribar, pois para construir não precisamos destruir!!!!

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  23. Otimo texto mas tambem fico pensando uma pessoa no sabado liga a tv querendo assitir seus programas esportivos e mudando de canal encontra um programa de um certo evangelista
    Para para ouvir o evangelho e tristemente vê o elemento pédir grana e o pior de tudo prometer coisas materiais em troca prometendo ate salvaçao dos seus familiares pela oferta parcelada no cartao de credito
    e por isso que admiro mais ainda esse Herege aqui http://www.youtube.com/watch?v=UF9fg_wD0QU&NR=1 nunca vi ele pedinod grana freneticamente

    ResponderExcluir
  24. Olá, prezado pastor, professor e irmão Alexandre.

    Gostei muito do seu blog. Parabéns!

    Esta postagem sobre críticas está muito bom. Excelente!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com vc que alguns blogueiros se deixaram picar pela "mosquinha do sucesso" e só postam coisas desse tipo, sob a alcunha de "paladinos da moral e dos bons costumes". Mas também, a apologética é necessária para denunciar as bizarrices no meio "gospel"

    ResponderExcluir
  26. Ola, amado graça e paz!!

    Agradeço pela visita! Gostei do blog do irmão e já me tornei um seguidor!!

    Sobre a postagem, minha opinião é que nós não podemos fazer brincadeiras de mal gosto contra contra os bispos, pastores, e "autoridades religiosas", mas todos, que estão na tv, alguns que estão no rádio, todos eles, ou a maioria deles não pregam o evangelho, pregam um monte de porcaria, mas temos que julgar a JULGAR A PROFECIA E NÃO O PROFETA
    Temos que criticar todas as "profecias" que não estão enquadradas com o evangelho!

    Fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  27. A paz do Senhor irmão,concordo plenamente à respeito desta postagem, a internet bem aproveitada ela é uma excelente ferramenta de evangelismo para ganhar almas para o reino de Deus, mas infelizmente alguns por terem a mente fechada so usa para criticar e as vezes para trazer escandalos, que Deus venha tocar nestes corações os despertando para ganhar almas e jogando por terra esta visão fechada.

    Obrigado pela sua participação em meu Blogger, ja estou te seguindo.

    Deusa abençõe sua vida e ministério.

    ResponderExcluir
  28. A Paz do Senhor!

    Fiquei muito feliz com sua postagem, isso que você escreveu foi muito 10 mesmo, pois também expressa minha opinião, creio que deveriamos pregar a palavra, do que ficar atacando nossos irmãos na fé, independente do que eles estão pregando, e caso estejam pregando algo que não condiz com a palavra devemos orar pra que Deus abra a visão.
    Parabéns pelo blog.

    Deus abençoe
    Jesus Tem + Pra Gente!!!
    abraços
    Vini
    http://undervini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá irmão Alexandre!

    Paz e graça do Senhor Jesus Cristo!
    Boa tarde!

    Eu peço perdão ao senhor, pela falta de tempo de publicar uma postagem a respeito disso porque eu estava muito ocupado. Hoje eu acabei de publicar uma postagem, colocando o link da sua postagem, a descrição da sua autoria e a sua foto. Dê uma olhada nisso:
    http://blogdoatletadecristo.blogspot.com/2010/04/calunias-de-uns-cristaos-contra-outros.html

    ResponderExcluir
  30. Devemos somente orar pelos pregadores da mentira ? ,creio que parte das epistolas gerais,pastorais e paulinas foram escritas para alem de fortalecer o os crentes foi escrita tambem para combater o erro

    "E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé." (II Timóteo 3 : 8)

    1Ti 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.


    2Ti 4:14 - Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.


    E papael de todo crente esclarecido esclarecer e alerta as pessoas sobre as falsas pregaçoes e testemunhos como por exemplo do jotinha, do tio chico entre outros que mentem no nosso meio

    ResponderExcluir
  31. caro irmão Alexandre,
    Obrigado por ser meu sguidor no blog.Sua opinião sobre alguns blogs ofensivos é valida.Por outro lado vejo a necessidade de mostrar aos irmãos em Cristo o que é igrja de Cristo e a igreja do Cristianismo.Não é agradável salientar as barganhas que as denominações ensinam,seus dominios sobre os membros,seu imperialismo gospel,suas manias pentecostais ou não,o esteriótipo de crente...enfim o que mais vemos são homens que se entregam a Deus de coração,mas que se submetem aos homens que julgam "boca da Deus" e vendendo suas almas aos tratos das autoridades eclesiáticas.
    O que sempre vi eles pregando é que somos "igreja" ou o "templo de Deus"(isso é o correto),mas quendo vc se nega em estar diariamente nos templos...ele o julgam como ovelha desgarrada!Mas...não somos o templço?Deus não habita em nós?Quando saímos do olhar de Deus?da tutela e juizo do seu espírito?
    È apenas um desabafo de um cristão com a alma inegociável com o cristianismo.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito de sua abordagem sobre os "Críticos de Plantão". Compartilho com o que você postou Pr Alexandre e devo dizer que a maioria dos blogs, ditos evangélicos, seguem essa linha de baixar o pau em quem quer que seja, não havendo espaço para a misericórdia.
    Continue em frente com as bênçãos do Senhor e não esqueça de fazer uma visitinha no meu blog COM PROFUNDIDADE
    Abração
    Rev Emir Tavares

    http://revemirtavares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. e ISSO AI IRMAOS VAMOS POUPAR OS LOBOS, QUEM POUPA OS LOBOS SACRIFICA AS OVELHAS

    ResponderExcluir
  34. Caro Francisco, Paz do Senhor.

    Por favor, seja mais explicito neste seu comentário poss nao entendi o que o irmão quiz dizer e aí então poderei fazer a minha replica em cima de suas palavras. Deus te abençoe.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  35. Irmao Alexandre


    o texto abaixo diz o que eu quei falar claramente

    Devemos somente orar pelos pregadores da mentira ? ,creio que parte das epistolas gerais,pastorais e paulinas foram escritas para alem de fortalecer o os crentes foi escrita tambem para combater o erro

    "E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé." (II Timóteo 3 : 8)

    1Ti 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.


    2Ti 4:14 - Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.


    E papael de todo crente esclarecido esclarecer e alerta as pessoas sobre as falsas pregaçoes e testemunhos como por exemplo do jotinha, do tio chico entre outros que mentem no nosso meio



    Nao podemos poupar os lobos, devemos denuncia-los,


    obirgado pelo espaço democratico, seu , sua forma de administra-lo e muito coerente o blog e muito bom

    ResponderExcluir
  36. Caro irmão Alexandre,

    Parabéns pelo post e bem oportuno visto o grave momento em que passamos. Irmãos brigando com irmãos, pai contra filhos e etc... Independente de crença e raça todos somos filhos do mesmo pai, então como irmãos que somos devemos nos unir e semear os ensinamentos do mestre. Mas acredito que o nosso dever como CRISTÃOS é de divulgar e levar os ensinamentos do senhor onde for necessário e a quem for preciso, para isso temos que ficar atentos pois até entre as flores nasce a erva má... com isso quero dizer que: Muitos usam o nome de Deus em vão, usam das sua escrituras para ludibriar e desviar os menos desavisádos. Não podemos ficar em cima do muro e não tomar um partido...ou estamos do lado do senhor ou não, e estar do lado dele quer dizer que devemos garantir que sua palavra não seja destorcida. poderia ficar aqui por horas falando a respeito... como já disse não gosto de ficar atirando em tudo quanto é direção mas também não podemos ficar cegos a tudo o que está acontecendo. E por falar em cegueira, Cego que conduz cego, ambos caem no abismo. um forte abraço e parabéns pelo belo trabalho quem vem desempenhando.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Pr. Alexandre.
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo convite. Gostei muito e vi que o conteúdo é muito bom.

    Sobre este post em específico me atrevo a discordar só um pouco: no que tange ao aspecto desses ditos "pregadores" serem referenciais de fé ao incrédulo.

    Creio que se eles continuarem como estão, sem que ninguém os combata, o deserviço ao evangelho da Graça é ainda pior que o feito pelos blogs que buscam denúncia/popularidade. Clamo em meu coração pelo retorno à simplicidade de Cristo.

    Se permitires gostaria de colocar o banner em meu blog.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Caro Marcus Vinicius.

    A paz do Senhor!

    Neste aspecto por ti apresentado, eu também concordo que muitos dos pseudos pregadores de "nomes" não são e nem podem ser referenciais de fé ao incrédulo.

    Meu objetivo nesta matéria e unica e exclusivamente denunciar alguns blogs que se auto-promovem as custas dos tais.

    Podemos defender o evangelho de maneira apologética contra esses lobos que do rebanho só querem a gordura e a lã, sim! Porém acho que de uma maneira mais congruente, sem esta palhaçada de blog com humor, apologética com humor, que coloca apelido em pessoas.

    O que temos que combater são as praticas e não as pessoas.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  39. A todos os defensores dos lobos devoradores

    No youtube tem um video com titulo: o cristao foi chamado para julgar, vejam por gentileza


    http://www.youtube.com/watch?v=laS58e1IGB0&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  40. Paz, meu amado,
    Parabéns pelo Blog que já estou seguindo.
    Graça e sabedoria na tua vida a cada dia, para ser benção e receber o melhor do Pai, também.
    Qto às críticas, elas nos ajudam a crescer, tb.
    Já pensou se ninguém criticasse os falsos profetas e os erros das igrejas? Criticar sem base bíblica é uma coisa, mas denunciar o erro e o pecado é parte do papel profético da igreja.
    Não falar nada sobre o pecado e a falsidade dos crentes é, de certa forma, compactuar com eles.
    Paz na tua alma, meu amado.
    Abração,
    Pr Durval.

    ResponderExcluir
  41. Todo aquele que defende a verdade do evangelho, a simplicidade que há em Cristo e que pensa nas coisas celestiais geralmente acaba sendo acusado de “causar divisão” ou de ter um “espírito de confusão”. Primeiramente, precisamos entender que o próprio Jesus e seus discípulos sempre foram acusados de causar divisão por onde passavam, simplesmente por anunciarem as Boas Novas de salvação, que é o evangelho eterno. Quanto ao “espírito de confusão”, toda essa questão ficou bem esclarecida pelo apóstolo Paulo quando mostrou aos filipenses quem realmente vai acabar confuso: “[...] para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas”. Filipenses 3.19

    "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”. Cl. 3.2

    “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. Colossenses 3.1

    ResponderExcluir
  42. Pr. Alexandre muito bom essa matéria, espero um dia ter essa capacidade de blogar como vc,é exemplo para iniciantes como eu que em determinado tempo sem a aceitação dos leitores param de publicar se entristecendo por um bom tempo,mais quem é blogueiro uma vez sempre volta a blogar mesmo na simplicidade ,espero ler mais suas publicação e de outros também para meu melhor aprendizado Deus abençoe vc e seus leitores.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails