9 de abril de 2010

Crescendo com as tempestades da vida Mc 4.1,35-41


por Alexandre Pitante

Introdução

É normal termos ações um pouco desesperadas em meio as nossas lutas que a bíblia tipifica como tempestade. Mas são através delas que temos nossas maiores experiências com Deus e essas tempestades é um dos fatores que nos fazem crescer na Fé.


O que me chama a atenção no texto de Marcos 4 em apreço é que no versículo de número 1 do mesmo capitulo Jesus esta na beira-mar, ou seja, na praia, com os seus discípulos ensinando-os através de suas parábolas como de costume, Cristo fala da parábola do Semeador (Mc 4.3-9), explica a parábola aos discípulos (Mc 4.10-20), fala também da parábola da Candeia (Mc 4.21-25), a parábola da semente (Mc 4.26-29), a parábola do grão de mostarda (Mc 4.30-32), e por fim do capitulo Jesus chama os discípulos a passarem para o outro lado da margem.


Como disse no inicio, o que nos chama a atenção é que Jesus e seus discípulos estavam na praia, vou chamar este lugar de “área de conforto ou zona de conforto”. Logo, quando lembramos de praia vêem a nossa mente descanso, lugar de descansar, quando chega o final de ano e muitos tiram suas férias, logo pensam em ir à praia para desestressar. Agora porque Jesus tiros os discípulos de um lugar de “conforto” para entrarem em uma área de turbulência. Você deve pensar assim às vezes que você esta vivendo um momento de conforto de sua vida e de repente soprou um Vento contra seu barco e lhe jogou contra as ondas impetuosas e uma grande turbulência tenta afundar seu barco. E logo se pergunta. Mas que Deus déspota é esse que me tira de uma área de conforto, (praia), e me coloca em meio a uma grande tempestade.


Primeiro temos que entender o que acontece quando estamos na beira-mar, “área de conforto”, segundo veremos então o porquê Jesus nos leva pra dentro de uma grande tempestade.


1- O que acontece conosco quando estamos na praia, lembre-se “área de conforto”.


a) Posição de conforto. Mc 4.1
A bíblia diz que o povo estava todos assentados na beira-mar ouvindo as palavras de Jesus. Estar “assentado” fala-nos de uma posição confortável, ninguém agüenta ficar em pé durante muito tempo, mas estar assentado é uma posição mais agradável. Às vezes estamos com um bom emprego, bom carro, vida financeira estável, vivendo de fato uma posição de conforto, mas, de repente algo nos tira desta posição.


b) Temos muitos amigos Mc 4.1
Quando estamos vivendo em uma área de conforto todos querem estar ao nosso lado, serem nossos amigos, apertar nossa mão, mas quanto as coisa não vão tão bem os amigos se vão e só resta a família e o Amigo dos amigos, o Conselheiro dos conselheiros, Jesus o nosso melhor amigo.


c) Ouvimos palavras confortáveis
Todos aqueles que estavam ali na praia estavam ouvindo palavras confortáveis de Jesus. Na nossa vida não é diferente, quando tudo vai bem ouvimos palavras suaves aos nossos ouvidos, mas quando ao contrario, chegam os amigos de JÓ e nos dizem que estamos em pecado, neste momento as palavras doces se tornam amargas aos nossos ouvidos. É claro que eu estou dizendo aqui sobre amigos, porque Jesus sempre vai ter uma palavra confortável a nossos ouvidos.


Mas a grande pergunta é: Porque Deus tirou os discípulos da praia para os levarem para dentro de uma grande tempestade? Este lugar vou chamar de “área de turbulência ou área de dependência”, não que dependamos de Jesus só quando estamos nestes momentos, mas, existem momentos que oramos, jejuamos e lemos a bíblia mais, e é nos momentos de prova que isso acontece, por isso chamo área de dependência.


2) Porque Jesus nos leva para meio de uma Grande Tempestade?


a) Para mostrar a nós que nossas forças ou habilidades não são suficientes.
Alguns dos discípulos que pertenciam ao colegiado apostólico eram pescadores por profissão, Jesus queria mostra a todos os discípulos mas principalmente aos pescadores que suas habilidades não eram suficientes para tirarem eles daquela situação.


Muitas vezes pensamos nós que nossas habilidades, ou posses, formação, nossa capacidade intelectual nos fazem pessoas melhores, não que seja contra pois a bíblia diz que cresçamos na graça e no conhecimento (2Pe 3.18), mas tudo isso é vão sem a presença do Espírito Santo de Deus na nossa vida.


b) Para termos maiores experiências
Jesus levou os discípulos para dentro do mar da Galiléia para dar a eles maiores experiências com o Senhor Jesus.


Cristo faz isso com a gente, pois é nestes momentos de turbulência que vivenciamos as maiores experiências com Deus.


c) Para vermos o milagre de perto
Você já se encontrou em momentos difíceis e quanto mais você orava ao Senhor para solucionar, mais problema vinha. Aquela velha história “quanto mais eu oro mais problema vem” , fique tranqüilo Deus esta te levando para dentro do Milagre. Jesus tirou os discípulos da praia e os levou para dentro do mar, porque queria os levar para dentro do milagre, para que eles pudessem ver de perto o poder de Deus se manifestar naquele lugar.


Conclusão


Querido irmão e amigo em Cristo, se você passa por situação parecida na tua vida, não si desespere, creia somente que essas turbulências servirão de crescimento para tua vida espiritual.


Lembre-se “O campo para um milagre é a dificuldade, mas o campo para um Grande milagre é a impossibilidade”.


Que Deus te abençoe poderosamente.
Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

26 comentários:

  1. Querido irmão obrigado pelas palavras. Estou também lhe adcionando aos que sigo. Grande Abraço e Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. visitei o seu blog, artigos muito bom, Deus continue iluminando e te dando muita graça, nesta tarefa de pregar a palavra de Deus.
    abraços
    pr mauricio brito jaru ro
    http://prmauriciobrito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sou amigo do pr Ival Teodoro presidente da conven ção.

    ResponderExcluir
  4. Paz abençoado. Estou acompanhando seu blog agora, é muito edificante suas mensagens. Aproveitando, coloca meu banner no seu blog, eu ja estou divulgando o seu blog.

    Jusier Max
    http://featualizada.blogspot.com/

    "Se na terra agente não se ver, lá na glória agente se fala!"

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor meu amado !!!

    Muito edificante esse espaço aqui, saiba que já estou te seguindo e louvando a Deus pela sua vida e atitude de um verdadeiro cristão. Precisamos muito de homens compromissados com a Palavra do Senhor, que sejam íntegros e fiéis a Sã Doutrina. Doutrina essa que são poucos os que querem sofre ela e por ela.

    Deus o abençoe ricamente meu irmão!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e obrigado pela visita ao NoMover.

    Creio que espaços como este contribuem - e muito - para a divulgação das verdades da Palavra!

    Siga sempre nessa força!

    Deus abençoe

    Pr Klinger
    www.nomover.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou do meu blog! Seu blog também é muito interessante. Já estou te seguindo. Quando der sempre faça uma visita. Que Deus continue te abençoando.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Nem sempre aceitamos de bom grado as situações difíceis da vida, na verdade nossa vontade é que o mal tempo nunca chegue. Mas não há como amadurecer na fé sem passar por provas difíceis.

    Gostaria de agradecer sua participação no blog Escritura Viva, seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  9. Paz!Pr. gostaria de externa minha satisfaçao em conhecer mais um propragador das boas novas,digo progragador e arauto com compromisso.
    Que Deus continue te ajudando nesta sua jornada!
    Paz!

    ResponderExcluir
  10. Caro Imão Alexandre
    Em primeiro lugar quero agradecer o carinho do seu comentário em nosso blog.

    Registro também que estarei visitando seu blog e lendo suas matérias com atenção.

    Pr.Paulo C. Nogueira
    minreligare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pela visita e por estar seguindo o meu blog...seu comentário me deixou muito feliz.
    Que Deus continue abençoando o seu ministério. Aceitei o convite e estou seguindo o seu blog.
    Fique na paz de Jesus

    ResponderExcluir
  12. Paz do Senhor irmão Alexandre obrigada pela visita ao meu blog Amigos Unidos em Jesus. Seu blog também é uma benção recheada de palavras edificantes vindas de Deus.que Deus te abençoe grandemente nesta obra e sua linda família. Te convido a conhecer os meus outros blogs.

    Avante com Jesus
    http://avanteomjesus.blogspot.com

    E do Coral Plenitude a qual faço parte
    http://coralplenitudeadp.blogspot.com

    Colocarei o seu banner em todos os blogs.

    ResponderExcluir
  13. paz amado do senhor blog ta beção de Deus, fassa uma visita no meu siga-nos caso queira parceria de banner entre em contado www.tudonoglobo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor irmão Alexandre desde já obrigado pela visita ao Blog do Ivanir e do Jovem p/ Jovens E pelo comentario e por seguir, Quero dar meus parabéns pelo seu blog,pelas palavras edificantes, que Deus continue lhe abençoando o seu ministério, e todos aqueles que visitam o se blog, O seu blog é um instrumento de benção.
    Já adicionei o seu banner no blog, e vou colocar o seu blog na paginas dos amigos do blog. Fica na Paz de Jesus!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. A Paz! seja bem vindo...
    Estou também lhe adcionando aos que sigo! Abração

    ResponderExcluir
  16. Oi meu querido. Obrigada pela visita ao meu blog. Ja estou te seguindo tbm.
    Volte mais vezes...
    Shalom
    Andressa Bragança

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a visita e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Fabrício Carpinejar. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Eu sei que é um abuso da minha parte te mandar essa propaganda control c control v, mas quem escreve precisa de outro alguém do outro lado, além sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. ôh amado irmão a palavra fala si quizeres alguma coisa fassais voz 1° por isso jah estou ti seguindo i + seu banner jah estar em divulgação no meu blog com maior prazer p gloria de Deus ok ..

    colocar o meu tbm aii amigo entre em contato ok.. www.tudonoglobo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Pr. Alexandre,

    Com muita alegria verifiquei sua visita ao meu blog, espero que tenha encontrado nele aquilo que tento colocar: palavra de acordo com a Palavra, submissão e esperança. Tive o prazer também encontrar no seu blog um comprometimento com uma mensagem bem preparada e coerente com as Escrituras, por isso, continuarei te seguindo.

    Em Cristo,

    Pr. Ivan Nunes

    ResponderExcluir
  21. Pr. Ivan Nunes.

    Obrigado Deus lhe abençoe poderosamente em cristo Jesus.

    Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o seu blog, bem desenvolvido, agradeço a sua visita em meu blog, que a paz de de Cristo posso esta com vc e sua família.

    ResponderExcluir
  23. Paz querido!
    Vim agradecer a visita ao meu blog e já conhecer o seu espaço. Benção!!!
    Gostei muito! Estarei te acompanhando tb viu?
    A palavra de Deus é sempre bem-vinda, aliás, é o nosso pão de cada dia.
    Obrigada pela amizade em Cristo Jesus!
    Deus abençoe!
    PAz...

    ResponderExcluir
  24. A paz do Senhor amado!
    Fico feliz em conhecer esse blog,e saber que o irmão assim como eu milita na pregação do evangelho.
    Também sou obreiro assembleiano,e vendo nos seus posts a maneira que você pensa sobre determinados assuntos,ouço Deus falando como falou com Elias:Ainda restam sete mil.

    Abraço
    Daniel Dantas
    Uberlândia-MG

    ResponderExcluir
  25. Está difícil nestes últimos dias, ouvirmos ou lermos a genuína Palavra de Deus, no entanto, neste blog, tenho percebido sinceridade e respeito com a Santa Palavra de DEUS. Parabéns, continuem assim. Deus continue nos abençoando para juntos ,combatermos todo tipo de heresia entre o povo de Deus no Brasil e no mundo. ELCI CARLOS

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails