13 de abril de 2010

Enoque: um tipo da Igreja de Cristo “Gn 5.22-24”


por Alexandre Pitante

Introdução


Quero eu fazer uso de uma ferramenta da teologia chamada de “Tipologia”, para poder me expressar nesta postagem. Enoque e um Tipo bíblico da Igreja de Cristo, sendo Enoque um tipo da Igreja e a Igreja é o antítipo de Enoque. Nesta matéria quero mostrar a luz da bíblia porque Enoque é um Tipo da Igreja.
Quem era Enoque? Por quais razões que o chamamos de Tipo da Igreja? Quais as características que o fazem ser um Tipo? Essas são as perguntas que abordaremos nesta matéria.

1- Quem era Enoque (Gn 5.22-24)?


(Hebraico) Khnokh, delicado, consagrado.
Judas o meio-irmão de Tiago e também de Jesus em sua epístola o chama de “o Sétimo depois de Adão”. Adão teve três filhos: “Caim” e este amaldiçoado por Deus por ter assassinado seu irmão “Abel”, então o ultimo a nascer foi “Sete”; porque disse Eva: Deus me concedeu outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou.
Sete teve um filho, a qual pôs o nome de Enos; daí começou a invocar o nome do senhor. A partir de Enos se começou a adorar a Deus novamente, Enos da inicio a uma geração que invocava o nome do Deus vivo. Foi desta geração de adoradores, de pessoas comprometidas com o Deus Jeová que veio a ser gerado Enoque, o homem em destaque. Pois Enos gerou a Cainã, que gerou a Maalalel, que gerou a Jarede, e que por fim gerou a Enoque, nesta contagem cronológica o Sétimo depois de Adão.
Enoque foi um homem diferente pra sua geração, tinha uma vida totalmente ligada a Deus, pois diz a bíblia que Enoque andava com Deus, era uma vida de relacionamento com o Eterno. Um relacionamento não esporádico que vivemos hoje, mas continuo, sem precedentes e sem reserva, toda a sua confiança estava depositada aos pés do Criador.
Não podemos a certo afirmar sua ocupação cotidiana, mas a história lhe atribui um livro escrito por ele que não foi registrado com Cânon Sagrado, o livro de Enoque. Judas diz em sua carta versículo 14 “dos quais profetizou Enoque, o Sétimo depois de Adão”, se não podemos dizer sua ocupação secular podemos afirmar que era um profeta de Deus, profetizava e pregava em meio a uma geração corrompida, Jd. 15,16. Este era Enoque um homem que marcou sua geração por andar com Deus.

2- Por quais razões o chamamos de Tipo da Igreja?


A grande pergunta nossa é essa, porque atribuímos a Enoque o tipo da igreja.

a) Enoque teve início, mas não teve fim, não passou pela morte física (Gn 5.24)


Enoque teve inicio, pois foi gerado de Jarede, mas não passou pela morte física, pois a bíblia diz que o Senhor o tomou para si, ou seja, ele foi arrebatado vivo. Assim também é com a Igreja de Jesus, a igreja invisível, sem placa denominacional, o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro, a igreja universal espalha pelo mundo, esta também teve inicio, apesar, da igreja ter sido projetada “antes da fundação do mundo”, como diz Paulo em Ef 1.4,5. Jesus disse a Pedro em Mt 16.18 que edificaria a sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Cristo emprega o verbo edificar no futuro, ou seja, ainda não tinha edificado naquele momento. A igreja é edificada, fundamentada sobre Cristo, a Rocha Eterna, no Calvário, na Cruz, porém esta igreja foi inaugurada no dia de pentecostes com a descida do Espírito Santo, batizando 120 crentes com o Espírito Santo (At 2).
Mas como Enoque que não passou pela morte física, a igreja do “Arrebatamento” também não passará pela morte. Repare que estou dizendo a igreja do arrebatamento, pois alguns irmãos nossos em Cristo já descansam no Senhor. Paulo esclarece muito bem este assunto em (1Ts 4.13-18), não sejamos ignorantes a este assunto como disse Paulo, os crentes que já morreram passaram pela morte física, mas, não passaram pela morte espiritual e nem por juízo eterno e sim por gozo eterno. Mas aos irmãos que pertencem à igreja do arrebatamento, como Enoque, não passaram pela morte física e serão arrebatados vivos. Glória a Deus por isso.   

b) Enoque vivia um relacionamento continuo com Deus. (Gn 5.22-24)


Enoque tinha um relacionamento impar com o Senhor, A bíblia diz que ele andava com Deus, enoque viveu 365 anos e foi arrebatado, eu acho isso aqui muito interessante, 365 anos que representam 365 dias no ano, em que estava ele andando com Deus todos os dias. Como um tipo da igreja que anda com o Senhor e se relaciona com o Senhor. Como uma noiva que é a igreja que se relaciona com o noivo que é Cristo. A igreja precisa se relacionar com o seu noivo todos os dias do ano, pois essa é a igreja do arrebatamento, aquela que se relaciona com o seu Senhor.
Enoque não queria saber se o vento estava soprando a favor ou ao contrario, independente de qualquer circunstância ele estava andando com Deus e se relacionando com Deus. Enoque andou tanto com Deus que sua vida foi se enchendo de Deus e se esvaziando se si mesmo a ponto do Senhor ter que arrebatá-lo, pois Enoque chegou ao ápice de seu relacionamento com Deus.
Nós como igreja particulares e peculiares do Senhor que somos, como templo do Espírito Santo (1Co 3.16), precisamos viver como Enoque viveu, se relacionando com o Senhor. Deus fez o homem para que se relaciona-se com Ele, a bíblia diz que a voz do Senhor descia todos os dias no Éden para conversar com Adão, ou seja, Deus queria se relacionar com o homem, mas este se corrompeu desobedecendo ao Senhor, o nosso exemplo de vivencia esta em Enoque, que todos os dias estava lado a lado com Deus, em todas as suas atitudes se via Deus, pois Jeová era tudo nele. Relacionamos-nos com Deus através de uma vida de oração, de leitura da sua Palavra de uma vida de Santificação.

      
3- Quais as características que o fazem ser um Tipo da Igreja?


Enoque tinha 3 características na sua vida que marcavam, por onde quer que ele anda-se logo se viam estas características.

a) Enoque era um homem de comunhão com o Senhor.  


Enos o filho de Sete que começou invocar o nome do Senhor, plantou louvor e adoração em um campo chamado: “campo da semeadura ou lei da semeadura”, esta lei é irrevogável, tudo que plantamos colheremos, Enos plantou vida com Deus neste campo, e a colheita foi gloriosa, pois foi lhe nascendo árvores frondosas e frutíferas como: Cainã, Maalalel, Jarede e a mais frondosa de todas foi Enoque, “O Sétimo depois de Adão”, este é o ápice do plantio de Enos, pois da geração que começou a invocar o nome do Senhor, o sétimo desta geração, (olha o número, que coisa linda isso) foi arrebatado vivo por causa da comunhão que tinha com o Senhor.
Enoque tinha uma comunhão impar com Deus, eu creio que da mesma maneira que o Senhor falava com Moisés e Abraão, falava também com Enoque. Tente imaginar um homem andando na rua e falando sozinho e você pergunta pra ele se ele esta doido por falar sozinho e ele te responde que esta falando com Deus. Qual seria tua reação? Este era Enoque falando com o Senhor enquanto ia ao mercado, na rua, na feira, que comunhão gloriosa.
A igreja como antítipo de Enoque precisa ter mais comunhão com o Senhor, mas uma comunhão sólida, pautada na Palavra do Senhor, não levada por ventos de doutrinas que se levantam por ai. Mas sim na sã doutrina, pura e verdadeira. Pois esta é a igreja do arrebatamento, uma igreja zelosa, especial e de boas obras. (Tt 2.14)

b) Enoque era um homem de Fé (Hb 11.5)


O escritor registra em Hb 11.5 no rol dos heróis da Fé: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Notem que o escritor deixa claro que Enoque por causa de duas coisas: a Fé e o seu testemunho que agradou ao Senhor, afinal, sem fé é impossível agradar ao Senhor. Mas Enoque era um homem de Fé exemplar e de um testemunho de um verdadeiro cristão que adora ao Senhor.
No versículo 6 do mesmo capitulo, diz o seu conselho a respeito da vida de Enoque dizendo que sem Fé e impossível agradar a Deus, confirmando que Enoque tinha uma Fé inabalável no Senhor Criador de todas as coisas.
Como Enoque que era um homem de Fé e de um testemunho que agradou ao Senhor, assim a igreja como antítipo precisa ter essas características dele.

c) Enoque era um Profeta (Jd. 14,15)


Judas diz que Enoque profetizou, ou seja, este era um profeta, e detalhe, profetizou Enoque a uma geração corrompida, cheia de homens murmuradores, descontentes e que andavam segundo suas paixões (Jd. 15,16), e neste contexto que Enoque estava inserido e profetizando. Da mesma maneira esta a igreja inserida em um mundo corrompido, mas com a responsabilidade de profetizar a Palavra do Evangelho que é uma profecia viva aos incautos e desavisados, mesmo sabendo que estamos em tempos difíceis (2 Tm 3.1-6) temos que pregar a palavra com muita ousadia e confiança para anunciar as boas novas em meio a muita luta (1Ts 2.2).
Como Igreja de Cristo que profetiza a palavra do Senhor, verdadeira profecia de Deus para nós, temos que anunciar a Cristo através dela em nome de Jesus.


Conclusão


Que vivamos como Enoque viveu, para que possamos andar como ele andou e recebamos a recompensa que ele recebeu. Ser arrebatado pelo Senhor.  

Que Deus em Cristo vos abençoe ricamente.

Abraço, Alexandre Pitante.

10 comentários:

  1. Obg pela visita ao CONGREGACIONALISMO, parabens pelo blog, Deus o abençoe e volte sempre.

    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com
    http://historiacongregacional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Alexandre, estou aqui lhe visitando e aproveiro para segui-lo também.
    Obrigado por sua visita em meu blog

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor irmão.
    Gostaria de firmarmos parceria com toca de banner ou de link.
    O endereço do meu site é www.amorcristao.co.cc
    Caso aceite retorne-me por meu email contato@amorcristao.co.cc
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. OI ALEXANDRE ESTOU VISITANDO O SEU BLOG ADOREI, VOU SEMPRE PASSAR POR AQUI E OBRIGADA POR VOCÊ TER VISITADO O MEU BLOG E SER UM DOS MEUS SEGUIDORES.JÁ ESTOU SENDO TAMBÉM UMA DE SUAS SEGUIDORA QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE MUITO.
    FIQUE COM DEUS E NA SANTA PAZ DE JESUS.
    PARABÉNS PELO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Irmão em Cristo Jesus, obrigada pela sua visita e em seguir-me. Gostei muito do seu Blog,já estou seguindo-o, conteúdos edificantes. Estou levando o seu banner, se for de sua vontade, pegue o meu para selarmos nossa parceria.
    Peço a Deus pra abençoar o seu ministério em o nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA COM O IRMÃO... AMADO EU TAMBEM O PARABENIZO PELO SEU BLOG, UM TRABALHO MARAVILHO DE ANUCIAR A PALAVRA DE DEUS, VIA REDE MUNDIA...
    ESTOU O SEGUINDO E ESPERO PODER AJUDA-LO NO QUE FOR POSSIVEL CONTE COMIGO.

    FRATERNALMENTE EM CRISTO, MISSIONÁRIO PABLO CARVALHO

    ResponderExcluir
  7. Irmão Alexandre é um grande prazer e honra, tê-lo acompanhando o nosso.
    A equipe do DEPEM de Nova parnamirim agradece a sua visita.
    E confirmamos que SIM, Enoque é o tipo da igreja que vai morar no céu, a cidade santa, a nova jerusalém.
    Glorificamos a Deus pela mensagem muito edificante.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog visite o meu:
    http://evrodrigo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. TENHO APRENDIDO MUITO CM ESSAS MENSAGENS MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. Eu me preocupo com a saude espiritual do povo de Deus...porque sabemos que se aproxima o grande dia na vida dos que crêem na volta de Jesus...e muitas vezes percebo na igreja uma fé seletiva...irmãos se cremos em Deus e no que a palavra de Deus nos fala através da bíblia não podemos escolher versículos nos quais acreditaremos e deixar outros de lado...quem crê que Jesus vive não pode achar que Ele está com os olhos fechados a mundanização da igreja.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails