20 de maio de 2010

Os Atributos ao Nome de Jesus

JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.


"Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador". Tito 3.6


A referência de Paulo neste versículo à obra do Espírito Santo relembra o seu derramamento no dia de Pentecoste, e a partir daí (cf. At. 2.33; 11.15), Deus provê um suprimento abundante e adequado da sua graça e poder, como resultado do novo nascimento e da operação do Espírito Santo em nós.


É Jesus Cristo quem nos salva; e isso transparece, neste versículo, no seu título de Salvador. Neste ponto, entretanto, a ênfase recai sobre Ele, e como Ele é o meio e a causa do derramamento do Espírito Santo.


EMANUEL, DEUS ESTÁ CONOSCO


"A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel. (Emanuel quer dizer Deus está conosco)". Mateus 1.23


Jesus seria chamado de Emanuel (Deus conosco ou Deus está conosco), como fora predito pelo profeta Isaías (Is. 7.14). Jesus era Deus em carne; deste modo, Deus estava literalmente entre nós, conosco. Pelo Espírito Santo, Cristo está presente hoje, na vida de cada crente. Talvez nem mesmo o próprio profeta Isaías tenha compreendido, completamente, a dimensão do significado do termo Emanuel.


SOBERANO, REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES


"Ele é o bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores". 1Timóteo 6.15b


A exaltação de Jesus Cristo, em razão do que se tornou Cabeça de tudo, unificador e restaurador de todas as coisas, humanas e angelicais, animais e inanimadas, se deveu ao fato que completou a sua missão terrena. E que essa missão ficou terminada foi comprovada pelo fato que ressuscitou dentre os mortos, ascendeu aos céus e foi glorificado.


O nome de Cristo se eleva acima de todo qualquer outro nome, Ele é a principal autoridade, superior a todos os nomes que possam ser mencionados agora e na eternidade. Isso se deve ao fato que Ele se assentou à mão direita de Deus nos lugares celestiais. (Fl 2.9)


UNGIDO


"Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido". Salmos 132.17


Jesus, o Messias, é descrito como ungido. Essa menção é encontrada nos salmos que profetizam a vinda de Cristo e na pregação do apóstolo Pedro, no livro de Atos. Messias vem da palavra hebraica ungido e Cristo vem do grego.


SABEDORIA DE DEUS E SANTIDADE


"É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção". 1Coríntios 1.30


A sabedoria, conforme o emprego desse termo em Provérbios, significa viver e pensar de conformidade com a verdade de Deus, com seus caminhos e seus desígnios. Importa em considerar a totalidade da vida do ponto de vista de Deus, crendo que tudo quanto Ele diz é certo e verdadeiro, sendo este o único padrão digno para orientar a nossa vida. Obter sabedoria é muito melhor do que possuir prata e ouro. Obtém a sabedoria somente quem a busca através de um relacionamento correto com Deus, e um estudo diligente da sua Palavra. Cristo é, segundo diz o NT, a suprema sabedoria de Deus (1Co 1.30; Cl. 2.3), e Ele nos ensina que obtemos a sabedoria quando permanecemos na sua Palavra, permitimos que ela permaneça em nós (Jo 15.7) e entregamos nossos corações e mentes ao Espírito Santo que em nós habita (Jo 14. 16-26). ( Prov. 1.2)


Deus te abençoe, Alexandre Pitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails