22 de junho de 2010

...Não Chores! Mas, porque não chorar?



por Alexandre Pitante

“Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!” (Lc 7.12,13).

Quem já não ouviu falar da ressurreição do filho da viúva de Naim? A história desta mulher, que a bíblia omite o nome, nos emociona e nos compungi a termos mais fé no Criador.

Jesus indo para cidade de Naim se depara com um cortejo fúnebre logo na entrada da cidade. Lucas, ao relatar o ocorrido deixa bem claro que a mulher era viúva e que o menino era seu único filho. Em uma cultura onde a mulher não trabalhava e dependia totalmente do marido, o dela já morto, teria agora que depender única e exclusivamente do filho mais velho, porém esta mulher não tinha primogênito e sim unigênito, pois só tinha um filho e a morte acabará levar.

Cristo ao se deparar com esta mulher se compadeceu (gr. Splagcnizomai) que significa se colocar na mesma posição do sofrimento alheio. O mestre sentiu o sofrimento daquela mulher e sabia que aquele filho era muito mais que um filho, representava a sua esperança, honra e o seu futuro, pois seria através dele que teria a condição de sobreviver naquela sociedade.

Mas, Cristo depois de se compadecer diz uma frase que “humanamente falando” é a pior frase que alguém pode dizer num momento como este, principalmente a uma mãe que perde o filho que ama. Repare que eu disse humanamente falando. Tente imaginar você indo a um funeral de uma mãe que perdeu o filho e dizendo a ela: “Não Chores” (v.13). Será que tuas palavras farão com que ela pare de chorar? Eu particularmente acredito que não!

Acredito que muitos lhe falaram palavras de consolo, mas eram como palavras sem sentido, não tinham condições de acalmar o coração ferido.

Esta mulher poderia si perguntar: Mas quem é este homem para me dizer pra não chorar? Ele não esta na minha pele. O filho não é dele. Quem esta sozinha e entregue a sorte agora sou eu e não ele, etc.

A mulher tinha todos os motivos pra chorar naquele momento. Vou descrever rapidamente alguns motivos que ela tinha pra chorar:

1º - Porque era filho Dela.
Quem acabará de morrer não era o filho da vizinha nem um sobrinho. Não senhores! Era o filho único daquela mulher. Como pai e tendo só uma filha eu seu o que é isso, centralizamos nosso carinho, amor, atenção, investimento e etc., no único filho.

2º - Porque o rapaz era a esperança Dela.
Recentemente o marido havia morrido e ela estava depositando as esperanças naquele rapaz que poderia sustentar a casa e manter viva a esperança dela de viver uma vida digna diante da sociedade.

Porém, ela não sabia ainda quem era este homem que disse pra ela não chorar. Cristo depois de dizer pra ela não chorar toca na esquife (urna funerária) e pára o cortejo. E mostra pra ela quem Ele era na realidade.

Se a mulher tinha motivos pra chorar, Jesus também tinha seus motivos pra dizer o que disse. E os motivos de Cristo não só fazia com que ela parasse de chorar, como também a todos os que estavam em volta no cortejo, parassem também.

Jesus tinha tres motivos para pedir que ela não chorasse:

1º - Porque Jesus é o Deus de Toda a Consolação.
Não era Pedro, nem Tiago, Mateus, João ou muito menos qualquer um de nós, seres humanos limitados, que por mais que nos esforcemos em consolar ou porque somos amigos chegados da família ou da pessoa aflita, mesmo assim não conseguiremos consolar alguém neste momento com nossas palavras. Nesta hora as palavras não consolam!

Mas, quem falava com aquela mulher era o “Deus de toda a Consolação” (“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” 2Co 1.3,4). E, Cristo pode consolar a qualquer um e em qualquer circunstância. Seja a mais adversa possível, Ele nos consola!

Quem sabe voce chora neste momento, não pela perca de um filho mas por outras percas que teve durante a sua vida. E, durante algum tempo muitos disseram pra você não chorar mas nada adiantou até o exato momento. Por mais que você tenha motivos pra chorar, mas hoje Cristo esta te dizendo: “Não Chores” e Ele tem motivo pra dizer isso pois Ele é o Deus de toda a consolação, somente Ele pode te consolar e acalmar o teu coração aflito.

2º - Porque Cristo é o Autor da Vida
A mulher ainda não havia compreendido que quem estava diante dela era o Criador do mundo, Sustentador do Universo e Autor da Vida (Nm. 16.22 – At. 3.15).
“Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão”. (Dt. 32.39)
Jesus é este que fere, mas também sara e da à vida. E Cristo quando disse pra ela não chorar sabia o que ia realizar ali diante de todos. O Autor da Vida iria tornar a dar Vida àquele rapaz.

Quem sabe alguma coisa na tua vida morreu e isto é mais um motivo pra você chorar, porém o Autor da Vida esta te dizendo: Crê somente, e verás a Glória de Deus! Não desanime, quem sabe sua alegria morreu e esta sendo sepultada, como também sua esperança. Pode ser que sua alegria e sua esperança já estão sendo levada ao cemitério, e mesmo que esteja avançado no caminho, Cristo pode para este cortejo e ressuscitar a sua alegria e a sua esperança e te dar vitória. Em nome de Jesus!

3º - Porque para Deus nada é impossível
“Pois para Deus nada é impossível” (Lc. 1.37). “Nenhum dos seus planos podem ser impedidos” (Jó 42:2).
Jesus quando disse esta frase aquela mulher Ele não disse na condição humana Dele. Pois como homem Ele não teria condição do consolar aquela mulher com palavras. Ele disse na condição Divina Dele sabendo que para Ele nada era impossível e estava prestes de efetuar um grande milagre.
Pois tanto o querer quanto o efetuar pertence a Deus (Fp. 2.13), e Cristo tanto quis como fez o milagre na vida daquele rapaz o ressuscitando dos mortos, e restaurando a mulher o que ela havia perdido.

Conclusão

Por mais que temos motivos pra chorar em algumas circunstâncias e adversidades que enfrentamos na nossa vida cristã e secular. Jesus têm muito mais motivos para nos consolar, nos abençoar e nos dar vitória. E é por esses motivos que têm, que Ele é compelido à nos dizer: “Não Chores”, e quando Ele diz esta frase Ele se responsabiliza para sermos de Fato consolados, restaurados e mais do que vitoriosos por Ele que nos amou.

Se você chora hoje, sorrirá amanha. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:5)

6 comentários:

  1. PARABÉNS PELO MARAVILHOSO BLOG,FIQUEI IMPACTADO COM TODO CONTEUDO.
    VAMOS MANTER CONTATO EU VOU PUBLICAR SEU BLOG NO MEU TAMBEM.
    KONIG65@HOTMAIL.COM
    GRATO
    KONIG

    ResponderExcluir
  2. muito maravilhoso seu texto, eu estava precisando ler algo tão profundo e que fosse de encontro ao meu coração hoje
    sempre que posso eu passo por aqui pra visualizar o conteúdo do seu blog e admiro muito seu trabalho,pois observo que seu objetivo é o mesmo que o meu: GANHAR ALMAS PRA JESUS...conto com sua visita na minha página tbm e com seu comentário pois isso me fará mais estimulada a continuar postando sempre uma palavra de edificação na vida das pessoas q precisam ouvir do amor do Senhor!
    sabe, nesses últimos dias eu me encontro meio triste e deprimida pelos problemas da vida, coisas difíceis que tenho enfrentado, mas NADA, ABSOLUTAMENTE NADA PODERÁ ME FAZER DESANIMAR NEM ME SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO...

    abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelo lindo blog, eu estou sendo
    abençoada pelo o seu blog.

    Que Deus possa continuar te usando grandemente.

    ResponderExcluir
  4. EU gostei muito,estava em monento de tristeza por ter perdido um namorado,e logo vi q nao vale apena chorar por ele,eu amei muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog
    Maravilhoso poder participart desta pagina
    é uma benção telo em nossa pagina tanbén
    aliemcristo.blogspot.com
    assisti um video seu e falou muito ao meu coração
    fique na paz continue nesta tus força, Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  6. palavra maravilhosa gostei d++++++++++++

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails