8 de julho de 2010

Você sabia porque o lenço de Jesus estava dobrado?


Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe.

Em João 20.7, está relatado que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara (João), e disse ela: "Eles tiraram o corpo do Senhor, e eu não sei para onde eles o levaram."

Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.

Isso é importante? Definitivamente. Isso é significante? Sim.

Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época.

O lenço dobrado tem a ver com o Amo e o Servo, e todo menino judeu conhecia a tradição.

Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.

A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.

Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos e sua boca, limparia sua barba, embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço embolado queria dizer: 


"Eu terminei".

Poucos sabem disso:

Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ou enrolado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa, porque o lenço nesta situação queria dizer:

“Eu voltarei!"

Um pequeno detalhe, pelo qual o recado nos foi dado claramente! Jesus também usou as "tradições" para passar um recado: Ele vai voltar. O lenço ainda está dobrado! O banquete ainda não terminou, ou melhor, vai ser realizado mesmo lá no céu! Maranata!


Fonte: Blog Assem-Bereia de Deus

5 comentários:

  1. Muito edificante! Prá quem espera a volta de Jesus!Gostei muito, sempre venho por aqui para aprender mais!
    Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Tem um livro de Paulo Coelho em que ele escreve que "o diabo mora nos detalhes". Grande mentira!

    A verdade é que nosso Deus é um Deus de detalhes... eu amo descobrir essas "pequenas coisinhas" que estão inseridas em Sua Palavra, mas que quando aprendemos, podemor ver que em absolutamente TUDO, ELE tem cuidado de nós............

    Um grande abraço, meu irmão!

    ResponderExcluir
  3. uau. que lindo... Deus abençoe sua vida com mais revelações do Senhor sempre.
    gostaria de eu ter escrito este post. tá lindo!
    com carinho, em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. OK! conheço essa passagem cuturalmente falando na questão do noivado quando ambos eram apresentado pelos pais ....mais companheiro me diz onde foi a fonte ...ou me envia por i-mail derik_858@hotmail.com paz seja contigo companheiro.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails