21 de agosto de 2010

A destruição de Sodoma e Gomorra. Mito ou fato?





por Calebe Borges

As cidades que foram destruídas por Deus por causa de seus pecados.

Falar de um assunto tão delicado da história do homem está me deixando muito interessado, quando um amigo comentou sobre a cidade de Sodoma e Gomorra, e que ele queria saber mais sobre o assunto, pois “tinha ouvido falar” que acharam a cidade, eu não imaginava que iria avançar tão profundamente.

A única cidade, na qual, pude ter uma “idéia” da sua localização, é Sodoma, por causa da escolha infeliz de Ló (pois ele olhou pelos olhos do homem, ao invés de pensar em proteger sua família do pecado de Sodoma). Gênesis 13:11,12 “Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu para o oriente. Assim se apartaram um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã,e Ló habitou as cidades da campina, e armou as suas tentas até Sodoma.”.

As cidades de Sodoma e Gomorra, então, se localizavam na redondeza do Mar Morto, o que encurta muito a nossa viagem. Já se pode ver matérias sobre o assunto, produzidos por emissoras de TV como a Rede Record (Brasil):





Conforme a passagem bíblica, Deus fez chover enxofre e fogo em Sodoma e Gomorra, no vercículo 28 de Gênesis 19, Abraão olha para Sodoma e Gomorra e vê a fumaça que subia, como a fumaça de uma fornalha (Gênesis 19:24-28).

Vamos então conhecer melhor o ENXOFRE [tabela Periódica “S”]:

Na china, o enxofre, misturado com salitre e carvão, foi empregado na fabricação de pólvora desde o século XI e introduzido na Europa no século XIV. Faz parte do grupo dos calcogênios, da tabela periódica, é um não-metal que divide espaço com o oxigênio, selênio, telúrio e o polônio.

O enxofre se apresenta na forma de sulfeto e sulfatos, sendo em estado livre e composto, encontrados livremente em regiões vulcânicas (Ativo e extinto), também presente em meteoritos.

Uma outra informação importante, é que grande parte do enxofre extraído da natureza (95%), vem dos depósitos sedimentares terciários, deformados pela intrusão de sal.

Duas teorias de como Sodoma e Gomorra foram destruídas:

Meteorito:

Pensando muito bem, analisando todos os fatos (Veja que Ló saiu as preças, onde os anjos os pegaram e carregaram, pois estavam demorando Gênesis 19:16 “Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, pela mão de sua mulher, e pela mão de suas filhas, sendo misericordioso o Senhor, e o tiraram e o puseram fora da cidade.”), da o entender de que o meteorito passa a ser menos provável, já que a queda de uma massa capaz de destruir duas cidades, não daria chance a Ló de fugir a tempo (Porém, pode ser essa a resposta, já que os Anjos retiraram a família de Ló da cidade.).
Na queda deste grande meteorito, haveria um terremoto gigantesco, abriria uma cratera espetacular no chão e uma nuvem de fumaça gigantesca se elevaria.

Lembro ainda, que quando um meteorito está fora da gravidade da terra, ele percorre uma velocidade de 15 a 25 km/h, mas ao chegar na camada gravitacional da terra essa velocidade chega de 100 a 200 m/s.
“Em Junho de 2009 um jovem alemão de 14 anos foi atingido por um meteorito do tamanho de uma ervilha, na cidade de Essen, que caiu na Terra a mais de 40 mil quilômetros por hora. Apesar de ferido numa mão, Gerrit Blank declara-se orgulhoso por ter sobrevivido a este raro encontro.” Jornal Telegraph

Vulcão:

Creio que essa tenha sido a forma utilizada pelo Senhor para destruir Sodoma e Gomorra, já que as cidades se localizavam em uma região de atividades sísmicas intensas e com uma falha tectônica profunda.
Os vulcões, ficam geralmente em regiões de falhas tectônicas. 5% da produção mundial de enxofre, vem dos vulcões, que provém de depósitos terciários.
A chuva de fogo e enxofre pode ter ocorrido pela erupção de algum vulcão na proximidade das cidades, e sua violência é capaz de produzir uma chuva de fogo e enxofre. E sua fumaça ultrapassa fronteiras.

***
Calebe Borges é Web Desing e um excelente blogueiro cristão

3 comentários:

  1. OLÁ, SOU PAULO CHENG (RICO CHENG), MORO EM OLINDA E FAÇO PARTE DA IGREJA CONGREGACIONAL EM JARDIM BRASIL. ENCONTREI SEU BLOG E GOSTEI MUITO. EXCELENTE LAYOUT E ÓTIMAS MATÉRIAS. TENHO UM BLOG TAMBÉM, SE CHAMA 'A SOMBRA DA CRUZ VAZIA' BLOG DE CUNHO EVANGÉLICO, MAS QUE ABORDA ASSUNTOS DIVERSIFICADOS COMO MUSICA, POLÍTICA, ATUALIDADES ETC. ENTRA NELE E ME DIZ O QUE ACHOU. CASO VC TENHA GOSTADO E QUISER COLOCAR O LINK NA SUA PÁGINA NAS INDICAÇÕES DE BLOGS EU AGRADEÇO. ESTOU ABRINDO ESPAÇO PARA QUE OS LEITORES INTERAGAM E MANDEM TAMBÉM SUAS MATÉRIAS OU DEEM SUGESTÃO DE MATÉRIAS PARA POSTARMOS. CASO VC QUEIRA MANDAR ALGUMA VOU DEIXAR O MEU E-MAIL AQUI E O LINK DO MEU BLOG, OK?
    FICA NA PAZ DE JESUS.

    http://asombradacruzvazia.wordpress.com/

    E-MAIL: ricocheng13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito grato por ter divulgado minha matéria aqui. Tenha um final de semana abençoado!!!

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Muito bom o blog, com certeza já estou acompanhando! Ótimo trabalho cara.

    Obrigado por seguir o meu também.

    Um abraço!

    Matheus

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails