4 de agosto de 2010

Vitória no Vale das Lágrimas


Texto Bíblico: Salmos 84.5-7 
Introdução: Esta é uma mensagem que com certeza você já ouviu algum homem de Deus pregar, e de varias formas e de vários ângulos esta mensagem já chegou até você, eu apenas gostaria de trazer uma palavra que me foi revelada neste contexto e com certeza ela, a Palavra de Deus fará á diferença em sua vida.

O Vale de Baca
O Vale de Baca, é chamado “Vale das Lamentações”, “Vale das Lágrimas”, “Vale das Bálsameiras” e “Vale Árido”. As plantas de Bálsamo existentes no vale “choravam”, isto é, destilava um líquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de difícil passagem continha os seus segredos. 
O Vale de Baca era rota obrigatória para os israelitas nas suas peregrinações a Jerusalém, e tornou-se um símbolo das tribulações que enfrentamos nesta nossa peregrinação terrena, a caminho da Jerusalém celestial.
Muitos de nós passamos por esse Vale, alguns poucas vezes, outros muitas, alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por ele, ele também se irá de nós.   
1- É Inevitável em Nossas Vidas.
Os israelitas de quase toda palestina tinham que passar pelo Vale de Baca, quando a caminho de Jerusalém. A topografia os obrigava a isto. Na experiência cristã não é diferente.
Muitas são as adversidades que nos afligem e nos fazem chorar no decorrer de nossa peregrinação terrena: desapontamentos, desastres, calamidades, perdas, escassez, enfermidades e morte. De um modo ou de outro, cedo ou tarde, mais ou menos vezes, todos passaremos pelo Vale. O Vale é inevitável. É conseqüência da vida. Mais tem um porem, não estamos sozinhos neste vale. O Senhor Jeová Está Conosco! Exemplos:
- Na Fornalha de Fogo Ardente – “Ele é o Quarto Homem.” (Dn 3.25).
- Na Cova dos Leões – “Ele é o Leão da Tribo de Judá.” (Dn 6.16,20-22; Ap 5.5).
- No Vale das Nossas Vidas – “Ele é o Deus que Está Presente.” (Sl 23.4; Is 43.2; Hb 13.5b).

2- Lugar da Impossibilidade Humana.
O Vale de Baca é um lugar árido onde as condições de sobrevivência são bastante escassas, há poucos recursos, na verdade este “vale” nos possibilita ver que não somos nada. O Senhor permite a todos os seus filhos passar por este “Vale” em algum tempo de suas vidas para que possam perceber o quanto necessita do Senhor. As Sagradas Escrituras dizem:
- “… sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15.5).
- “… a nossa capacidade vem de Deus.” (2Co 3.5).
- “A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…” (2Co 12.9). 

Vale Lugar Onde o Homem Fala e Deus Responde:
Eu sou criatura e Deus diz Sou o Criador,
Eu estou embaixo e Deus diz Estou em Cima,
Eu sou pequeno e Deus diz Sou Grande,
Eu sou fraco e Deus diz Sou Forte,
Eu não sei e Deus diz Sou Sabedor de Todas as Coisas,
Eu não tenho e Deus diz Tenho Todas as Coisas,
Eu não posso e Deus diz Posso Todas as Coisas.
- “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41.10).  

3- Lugar da Providência Divina.
O Vale de Baca é o “deserto” de nossas vidas onde aprendemos que só Jesus é o nosso sustento, nosso pão e nossa água. No Vale de Baca só existe baca (vegetação rasteira que não precisa de água para sobreviver), nós necessitamos de água para sobrevivermos. O Vale de Baca não é nosso lugar, temos que passar por lá em algum tempo de nossa vida e lá experimentaremos o Senhor Jesus como nossa fonte de água viva. Porque Ele é poderoso para abrir fontes no meio do Vale e te saciar de alegria.
- Para os Sedentos. (Jo 7.37; 4.14).
- Para os Famintos. (Jo 6.35,48).
- Para os Necessitados. (Fl 4.19).
- Para os Cansados e Sobrecarregados. (Mt 11.28).
- E Para Todos que Quiserem Vir. (Ap 22.17).
- “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Ef 3.20).

Resumo: Quem quer alegria, conquista e vitória é necessário passar pelo Vale de Baca. “O qual passando pelo vale de Baça, faz dele uma fonte…” (v.6). Longe de desanimar ou desfalecer, vai “indo de força em força…” (v.7), e tome posse da vitória em nome do Senhor Jesus.  Hei, não desista, prossiga! O salmista diz:
- “… o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5).
- “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Sl 126.5,6).

Um comentário:

  1. estudo abençoado oqual nos fortaleçe espiritualmente louvado seja o senhor nosso deus por todas estas palavra de bom animo apaz

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails