8 de setembro de 2010

Direitos e Deveres de um filho de Deus



por Alexandre Pitante

Todo filho têm direitos, porém, mais do que isso têm deveres para com seus pais. E isso se dá também no âmbito espiritual.  

O que vemos hodiernamente é uma exacerbada inversão de valores espirituais, os cristãos como filhos de Deus não querem obedecer ao Pai Celestial. A bem da verdade, é que querem somente cobrar os seus direitos de filhos de Deus (si é que aquele que cobra é filho mesmo), mas não cumprem com os seus deveres de um verdadeiro “filho de Deus”.

Destarte, quero abordar neste ensaio os direitos e deveres de um filho de Deus.

- Todo o filho tem o direito de ser amado pelo Pai (Jo 3.16) e Ele já provou que ama seus filhos (Rm 5.8), mas tem o dever de corresponder a esse amor (1Jo 2.15) e de amar este Pai Celeste sobre todas as coisas (Dt 6.5, Lc 10.27).

- Todo o filho tem o direito de receber do Pai suprimento necessário para o seu crescimento (Fp 4.19, Pv 10.3), mas tem o dever de estar sempre sob a tutela do Pai não saindo debaixo de sua proteção como o filho pródigo (Lc 15.11-32).

- Todo o filho tem o direito de receber do Pai proteção e segurança (Sl 91.7, Sl 4.8), mas tem o dever de dar ouvidos aos conselhos do Pai para habitar em segurança (Pv 1.33).

- Todo o filho tem o direito de ser conduzido pelo Pai no caminho reto (Is 48.17, Sl 25.8, Sl 32.8), mas tem o dever de si deixar ser guiado por este caminho pelo Pai (Ex 18.19,20; Is 30.21, Jo 14.6).

- Todo o filho tem o direito de ser instruído em toda a verdade pelo Pai (Jo 17.17), mas tem o dever de ouvir e atender as instruções do Pai (Pv 4.1, Pv 8.33, Pv 19.27).

- Todo o filho tem o direito de crescer ao lado do Pai sem que este o abandone (Is 49.15), mas tem o dever de aceitar toda a correção do Pai, pois o mesmo corrige a quem ama (Hb 12.7,8).

- Todo o filho tem o direito de receber presentes do Pai; e nosso Pai Celeste deixou a nós o maior presente que alguém pode receber, o Espirito Santo (Jo 14.16,17), mas tem o dever de receber a Jesus como seu Senhor e Salvador para se tornar “filho de Deus”, então, este receberá o Espirito Santo como presente do Pai Celestial (Ef 1.13,14), e se você diz ser filho de Deus e não tem este presente – não si engane, você não é filho (Rm 8.9).

- Todo o filho tem o direito de receber a herança do Pai (1Pd 1.4, Cl 3.24), porém isso dá contrário ao mundo secular, que para alguém receber a herança e necessário que o testador morra (Hb 9.16,17) e o nosso Pai vive para todo sempre, mesmo assim nos fez participantes e co-herdeiros com Cristo (Ef 3.6), mas tem o dever de cumprir com todos os seus “deveres” de filho em toda a sua vida, para que ao fim dela possa gozar do direito de receber esta maravilhosa herança, a Vida Eterna (1Jo 2.25 - 5.11).

 Peroração

A grande dificuldade nos dias atuais, é que muitos estão requerendo seus direitos como filho, quando na verdade não cumprem nem com a metade dos deveres supracitados e si acham no direito de cobrar alguma coisa de Deus.

Você deve estar si perguntando, o porque não mencionei que os filhos tem o direito de receber alguma coisa material ou dinheiro dos pais e relacionar isso com o nosso Pai Celeste. Simples, é que a bíblia não me dá direito de dizer que nós como filhos adotados que somos temos o direito de pedir alguma coisa material a Deus, à não ser o Espirito Santo (Lc 11.13) e bênçãos espirituais (Ef 1.3).

Pedir este tipo de coisas (materiais) você pode até pedir, ser atendido já é outra esfera. O seu pedido passará por uma peneira chamada "Soberana Vontade de Deus", se for da vontade Dele (1Jo 5.14), atenderá. Ele sabe o melhor para nós.

Como filho de Deus você têm direitos, sim, mas têm deveres que precisam ser cumpridos. Si é que sois filhos de Deus.

***
postou Alexandre Pitante no Avivamento pela Palavra  

8 comentários:

  1. Excelente reflexão sobre direitos e deveres, totalmente fundamentada na Palavra de Deus.
    Parabéns pela postagem e agradeço por compartilhar!
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. Oi mano,

    Passei por aqui para agradecer sua visita ao meu blog.
    É uma honra ser o número 900!!

    Que Jesus te abençoe.

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paz, Sonia Costa.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    É bem verdade que, como filhos naturais temos mais direitos do que deveres, mas como filhos espirituais de Deus temos mais deveres do que direitos.

    Volte sempre que quiser, será uma honra.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sandro.

    É um prazer tê-lo como seguidor, e já estou seguindo seu blog também.

    Nos laços do Calvário,

    Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão Alexandre Pitante,

    A Paz do Senhor,

    Sem comentário. Você foi dez.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino.

    ResponderExcluir
  6. Amado Pr. Flávio Constantino.

    Paz do Senhor!

    O senhor sabe a estima que tenho por ti, e é sempre uma honra recebê-lo aqui.

    Abrigado pelo comentário.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto caro colega,
    cada privilegio que temos coresponde a um dever. Estas benesses acontecem não porque somos melhores ou piores do que os demais, mas por causa do nosso Salvador Jesus Cristo, o Senhor das nossas vidas.

    Um forte abraço

    O pregador

    ResponderExcluir
  8. Caro Pr. Aldenir Araújo.
    Paz do Senhor!

    É um prazer tê-lo aqui.

    Tenho acompanhado o vosso trabalho no teu blog, e tenho visto várias mensagens edificantes e embasadas na palavra de Deus.

    Apareça sempre!

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails