21 de setembro de 2010

Fugindo de tudo e de todos.



por Alexandre Pitante Filho

Conforme o texto Jonas 1.1-3, Jonas foi convocado por Deus para ir a Nínive, capital da Assíria a fim de falar àquele povo sobre a crueldade que eles vinham praticando, e que a paciência de Deus com eles já tinha se acabado. Segundo estudiosos os ninivitas eram conhecidos por decapitar seus inimigos e construir uma pirâmide com os crânios.

É muito provável, que Jonas não tenha gostado de ser escolhido por Deus para tal tarefa, sabendo quem era aquele povo. Os Ninivitas eram tradicionais inimigos de Israel. Possivelmente, o medo de Jonas era tamanho que ele resolveu desobedecer a Deus, ao invés de fazer o que era correto.

Seria difícil ele aceitar o fato de que fora incumbido por Deus para alertar o seu inimigo sobre a possível punição que poderia sofrer da parte de Deus. Para Jonas, seria melhor que Deus acaba-se com todos os Assírios e pronto. Assim também somos nós, queremos facilidade quando vêm as lutas, queremos correr se esconder enfiar a cabeça dentro da terra para não ver ninguém, não falar com ninguém, ou seja, ficar isolado.

Então, nós, impedidos pelo medo, de encarar os problemas da vida resolvemos comprar uma passagem para o mais longe possível. Aí meu amado, impedidos de aceitar as situações e de fazer o que é correto, fogimos da realidade e embarcamos numa uma vida de ilusões e mentiras.

Alguns fogem da realidade da vida e do que é certo, embarcam no navio da vida que não tem mais sentido para ele. Acham uma fuga para sair da presença de Deus, culpando muitas vezes até o pastor da igreja que não o visita, cria situações diversas. Outros fogem da realidade e do que é certo, embarcando no navio das mentiras e das “maracutáias”. Conseguem mentir pra si mesmo que, até acreditam nas próprias mentiras. Muitas, são as rotas de fugas, porém é importante que se diga, agir errado e fugir, trás conseqüências drásticas sobre as nossas vidas.

Então, quem sabe no porão do “navio de nossa fuga”, dormimos e sonhamos com uma nova vida, onde não precisamos mais conviver com a idéia de ter fugido do que é certo e do que é correto, porém, algo acontece. A vida, mesmo se encarrega de cobrar dívidas deixadas para trás. Onde nós lembramos de coisas horríveis que praticamos no passado, vem tudo à nossa mente, dá aquela vontade de enfiar a cabeça na terra e não ver ninguém.

Na nossa caminhada, Deus então manda um vento forte, com ondas gigantescas que começam a balançar o nosso barco e todos os que estão em nosso redor (navio) temem e começam a nos julgar pelo nosso passado, chegam até perguntar onde está nosso Deus. Nós, somos “o fugitivo do que é certo” indiferentes da situações.

 A dureza do nosso coração se tornara indiferente aos sofrimentos. Como o capitão do navio chamou atenção de Jonas por ver ele ali parado. “Não esta vendo o navio afundar e você esta ai dormindo”? Faça alguma coisa.

Assim são as pessoas que estão ao nosso redor, olham para nos e pensam que somos super-homens. Falam coisas que acaba de matar nossa vida Espiritual. A nossa vida (navio) esta afundando num mar de materialismo que não tem fim, só pensamos em ganhar dinheiro e esquecemos as coisas de Deus, a ordem divina que nós foram dadas.

O vento e a tempestade tinham atingido o navio, pelo pecado, pelo erro e pela fuga de Jonas. Agimos da mesma forma que Jonas agiu.  Os tripulantes não tinham nada em haver com aquilo, porém sofriam as conseqüências e atitudes erradas de Jonas. Cada erro que cometemos, trazem conseqüências sobre as nossas vidas e trazem conseqüências sobre as vidas daqueles que nos rodeiam. Nossos filhos sofrem, nossa esposa sofre, os amigos sofrem, tudo ao nosso redor sofre. Já vi muitas famílias serem totalmente destruídas pelo erro de uma única pessoa. Já vi filhos pagarem caro pelos erros dos pais e já vi pais pagarem caro por erros dos filhos. Não estamos imunes, nossa fuga, trará sérias conseqüências, que poderá atingir aqueles que estão ao nosso lado. Importante que se diga, que o homem que foge de Deus, é um para-raio, tudo de ruim acontece com ele e ao seu redor. Era o caso de Jonas.

Só existe uma coisa a fazer, encarar a vida como ela é, mas, encarar com Jesus, sem Ele a vida se torna mais difícil e complicada. Vamos levantar a cabeça e andar mais um pouco como fez Agar (Gênesis 21), chegou até pedir a morte, porém o Senhor fez com que ela enxergasse um poço mais na frente para caminhar, assim também foi com Elias (I Reis 19) que do mesmo modo deitou debaixo de um pé de zimbro e pediu a morte.

O Senhor Deus deu alimento e mandou que caminhasse um pouco mais, vamos se alimentar da pura Palavra de Deus e caminhar para nova Jerusalém nossa terra prometida onde o Senhor Jesus disse os seus discipulos (João 14) que lá tem muitas moradas, para mim e para você, caro leitor.

***

5 comentários:

  1. graça e paz, querido irmão em cristo.

    que bom que esta me seguindo, visitei seu blog e que bom termos algo em comum, o gosto pelas sagradas escrituras e amor ao evangelho puro.

    que deus continue lhe abençõando e sendo sempre um instrumento em suas mãos.

    soli deo gloria

    ResponderExcluir
  2. Paz meu Filho, Mais uma vez quero te agradecer por ter colocado essa postagen fugindo de tudo e de todos, saiu do caração, é como eu estou vivendo no momento.
    Não pude me declarar na integra se não me esponho muito.

    Te amo.
    www.pitante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A Paz seja Contigo amado irmão!!!!

    Vim retribuir sua visita e aproveitei para ler a explanação da palavra de Deus, parabéns, pelo belo e bom espaço enriquecedor. Que Deus continue a te usar a levar a semente do evangelho.
    Aproveitei também para me tornar uma seguidora deste lindo e abençoado espaço.
    Fique na Santa e gloriosa Paz de Cristo !!
    Meu abraço, Fatima.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Alexandre, me desculpe não poder ter lido seu texto, mas meu tempo é breve... Estou sem internet em casa, mas queria deixar esta mensagem para dizer que não me esqueci de você e desejar um resto de semana abençoado...

    Fica com Deus...
    Calebe...

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor irmão Alexandre. Seu blog encontra-se em minha lista de favoritos "blog que eu recomendo".

    Se desejar adicionar-me em sua lista de favoritos, ficarei muito feliz.
    Deus o abenço ricamente.
    http//:juarez-shalomadonai.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails