14 de setembro de 2010

O Logos e o Rhema de Deus



por Alexandre Pitante Filho

“Portanto a fé vem pelo ouvir a palavra [RHEMA] de Deus” Rm 10:17.

LOGOS E RHEMA, são duas expressões gregas traduzidas por “palavra” em nossas Bíblias; Logos se refere à palavra escrita ou gravada; Rhema se refere à palavra viva ou vivificante.

Jesus disse: Está escrito [Logos], nem só do pão viverá o homem, mas de toda palavra [Rhema] que procede da boca de Deus. (Mt. 4.4).

Foi dito o seguinte sobre os que estavam em Beréia: “Estes foram mais nobres dos que os que estavam em Tessalônica porque de bom grado receberam a palavra [Rhema], examinando diariamente as Escrituras [Logos] se estas coisas assim” At. 17:11.

Estes versículos ilustram o vínculo inseparável entre LOGOS e RHEMA, que sempre operam em conjunto. Precisamos conhecer as Escrituras LOGOS para julgarmos se uma palavra RHEMA que veio até nós realmente é do Senhor, ou de algum espírito. O Espírito Santo RHEMA e a Biblia Sagrada LOGOS estão sempre de acordo.

Jesus disse o seguinte com relação aos fariseus: “Errais não conhecendo as Escrituras LOGOS nem o poder RHEMA de Deus” Mt 22:29. Os fariseus da época de Jesus não conheciam nem o LOGOS nem o RHEMA.

Muitos lideres de igreja não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus. Estes líderes e igrejas fazem com que Deus os VOMITE Ap. 3:16.

Há outros lideres de igreja que conhecem as Escrituras, mas não conhecem o poder de Deus. Eles geralmente se SECAM.

Há também alguns lideres de igreja que conhecem o poder de Deus, mas não conhecem as Escrituras. Eles geralmente se ENSOBERBECEM E EXPLODEM.

Se você conhece as Escrituras, como também o poder de Deus, isto fará com que você e sua igreja CRESÇAM.

Um RHEMA geralmente é uma comunicação de Deus com propósito e poder para ser aplicada a uma situação especifica. Quando estamos lendo a Biblia e um certo versículo subitamente nos atinge com poder, estamos recebendo um RHEMA “palavra viva” para a nossa necessidade pessoal.

Quando estamos orando e pedindo a sabedoria de Deus ou a resposta de Deus para um problema sem solução, e subitamente, Deus fala aos nossos corações e nos dá solução do problema em termos claros e práticos, isto é um RHEMA.

Quando estamos no meio de uma atividade relacionada ao ministério e recebemos um impressão repentina no sentido de tomarmos alguma ação especifica que o resultado em grandes benção, isto é um RHEMA.

CUIDADO: Não deveríamos presumir que todo impulso, impressão, ou sentimento seja um RHEMA. Nenhum RHEMA jamais será contrario às Escrituras LOGOS, a Palavra eterna de Deus.

Se estou doente, posso abrir a minha Bíblia e ler 1 Pe 2:24 “...por cujas feridas fostes sarados”. Tenho a Palavra LOGOS para me dizer que a vontade de Deus é curar-me. Contudo, talvez eu não seja curado ao ler este versículo.

O Coxo que havia estado no porta do templo durante anos não foi curado por Jesus, que havia entrado e saído do templo muitas vezes. Pedro que havia acabado de ter o seu Pentecoste pessoal subiu ao templo para orar. Quando o coxo pediu esmola, Pedro recebeu um RHEMA para ele e disse: ”Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isto te dou. Em nome de JESUS CRISTO de NAZARÉ, levanta-te e anda!” (At.3:6). Instantaneamente o coxo levantou-se num salto e seguiu a Pedro para dentro do Templo, andando, pulando e louvando a Deus. Talvez aquele coxo conhecesse o versículo bíblico: “Eu sou Jeova Rapha que te cura” Ex.15:26. Contudo, ele não foi curado até que Pedro ouvisse a voz de Deus e pronunciasse a palavra vivificante RHEMA a ele.

“Portanto a fé vem pelo ouvir a palavra [RHEMA] de Deus” Rm 10:17. Quando Deus fala com você, a fé vem. Se Você responder obedientemente ao que Deus falou com você, milagres vão acontecer a você e na sua vida material, espiritual e ministerial.

***
Alexandre Pitante Filho no Avivamento pela Palavra

4 comentários:

  1. Graça e paz;
    Excelente texto caro amigo.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz...

    Fico contente quando vejo um Blog que prioriza a Palavra, em meios a tantos engraçadinhos que ficam numas de "tirar sarro" dos que infelizmente abandonaram a fé, triste é perceber que há muitos que crêem que tudo o que sai das suas bocas seja um Rhema, estarei te seguindo com certeza.
    Que Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  3. Paz meu Filho.
    Fiquei feliz por ter colocado o meu texto aqui no seu blog. eu estava lendo o texto acima sobre o murmuradores, que eu considero isso a 11ªPraga do povo do egito, assim mesmo com o povo de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue usando o irmão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails