27 de outubro de 2010

Jovens, Fujam das Paixões da Carne


Texto Bíblico: 2Timóteo 2.22

Introdução: “A juventude é algo terrível. Pode ser usada para edificar o céu ou o inferno”. (Ramsay MacDonald, em um discurso dirigido a rapazes e moças).

A palavra “… Foge…” é tradução do termo grego “pheugo”, que significa “fugir”, “escapar”,
“buscar a segurança”, e em sentido moral, “evitar”, “esquivar-se”.

Existem tentações que podem ser melhor evitadas se fugirmos delas, ao invés de enfrentarmos, como é o caso das tentações de ordem sexual, que estão particularmente em vista dentro da expressão “paixões da mocidade”.

Sua maneira de vida, sua conduta em geral servirá de agente, por si mesma, para livrá-lo de tentações desnecessárias. 

“… paixões da mocidade…” O termo grego aqui traduzido como “… paixões…”, isto é, “epthumia” que com freqüência significa qualquer tipo de “desejo” ou “anelo”, é com freqüentemente usado para “desejos desordenados”, ilegítimos, geralmente de natureza sexual.  A Sagrada Escritura diz:

- “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2.16,17).

“Todo o desejo desordenado é uma paixão da mocidade. Que os mais idosos aprendam que não devem praticar os feitos da juventude”. (Crisóstomo, in loc).

“Os prazeres carnais são os pecados da juventude; a ambição e o amor ao poder são os pecados da idade madura; a cobiça e a mesquinhez são os crimes da idade avançada”. (Adam Clarke, in loc).

A carne está ligada a nossa própria natureza, que quando não é vencida se torna um poderoso gigante contra o Espírito: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que quereis.” (Gl 5.17). 

Jovem Você Pode Vencer a Carne:

1- Revestindo do Senhor Jesus Cristo - “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Rm 13.14). Somente revestidos de poder conseguiremos vencer este terrível gigante. (Lc 24.49).

2- Andando Segundo o Espírito - “… Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gl 5.16). Andar segundo o Espírito é buscar a orientação e a capacitação do Espírito Santo e submeter-nos a elas e concentrar nossa atenção nas coisas de Deus: A Sagrada Escritura diz: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (Jo 5.39).

3- Fugindo das Paixões da Carne – “Foge, também, dos desejos da mocidade…” (v.22a). Timóteo, um homem jovem, foi advertido e ordenado a fugir de qualquer coisa que pudesse produzir maus pensamentos.
Este versículo também nos ensina e nos instrui a fugir das paixões da mocidade. Certas situações podem ser mais bem solucionadas quando “fugimos” do mal, e não quando o “combatemos” frontalmente.

Na batalha espiritual, saber quando fugir é tão importante quanto saber quando e como lutar. (1Tm 6.11,12).

4- Prosseguindo Para o Alvo – “Foge, também, dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (v.22). O jovem deve saber tanto como “fugir”, quanto como “perseguir” um alvo. O alvo é o tipo de vida que envolve a alma na busca e conquista da “perfeição”. O alvo a obter é o exemplo perfeito de Cristo. Ele é o seu alvo. As Sagradas Escrituras dizem:

- “… Prossigo para o alvo (Cristo), para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3.14).

- “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2Tm 4.7).

- “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixamos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com perseverança (paciência), a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé…” (Hb 12.1,2).

“Sigamos” essas virtudes à semelhança de um atleta, que tanto se esforça para obter o troféu, ganhando a corrida ou tornando-se o vencedor da luta. Não poupemos treinamento, não consideremos qualquer sacrifício grande demais, contanto que obtenhamos essa extraordinária vitória. (1Tm 4.15,16).

Resumo: Jovens, Fujam das Paixões da Carne! Revestindo do Senhor Jesus Cristo, Andando Segundo o Espírito, Fugindo das Paixões da Carne e Prosseguindo para o Alvo que é Cristo. Esta é a vitória, só depende de você!

***

4 comentários:

  1. que tal fazermos uma parceiria seu blog com o meu para garotas evangelicas se aceitar deixa um recado lá http://diariodaevangelica.blogspot.com
    seguii tbm!já etstou seguindo o seu!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, a partir de hoje estou seguindo seu blog também, ainda não pude passear por ele, mas em breve estarei com certeza comentantando seus posts. que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Ola Alexandre a paz do Senhor, fiquei feliz ao entrar em meu blog e ver voce la. Obrigada,Gostei muito dos textos postado por voce, e estou com voce em avivamento pela palavra, a palavra de Deus. Parabéns. Um grande abraço. Fique com Deus.Deus abençoe sua vida.Alvalea Palmeira.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu irmão a Paz Do Senhor Jesus, venho através desta mensagem lhe´pedi uma oração do irmão, ore por mim a favor do meu ministério de pregador amém, que Deus te abençoe
    Ass: Paulo Ribeiro

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails