3 de novembro de 2010

Defeitos de um Fariseu, Qualidades de um Publicano



por Alexandre Pitante

Texto: Lc 18.8-14

Introdução

Importante ressaltarmos o versículo de numero nove, que Jesus esta nos dizendo para quem Ele esta dirigindo esta parábola, para os que (1º)CONFIAVAM EM SI MESMOS, (2º) OS QUE CRIAM QUE ERAM JUSTOS e (3º)DESPREZAVAM OS OUTROS.

Jesus traz nesta parábola dois pontos extremos: o fariseu que simboliza e representa a religiosidade e o publicano que é o pecador arrependido ou o Cristianismo Verdadeiro.

Quem era os fariseus?
No original (Separado; Separatista), membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés, as tradições e os costumes dos antepassados (Mt 23.25-28). Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais (At 23.8).

Paulo era um fariseu convicto antes de se encontrar com Cristo. “A minha vida, pois, desde a mocidade, qual haja sido desde o princípio, em Jerusalém, entre os da minha nação, todos os judeus a sabem. Sabendo de mim, desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião vivi fariseu.” (At 26.4,5)

DEFEITOS DE UM FARISEU

1 - Eram terríveis perseguidores de Jesus e sua obra
“circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.” (Fp 3.5,6)

2 - Fariseu é curioso
A bíblia diz que eles iam onde Jesus estavam só para observar e apontar algum eventual erro. Chegaram até irem ao batismo de João Batista, porém não eram batizados, só por pura curiosidade.
“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Só pra assistir, mas não eram batizados.” (Mt 3.7)

3 - Fariseu não gosta do Poder de Deus e muito menos de milagres
Todas as vezes que Jesus fazia milagres e expulsava demônios eles criticavam com que autoridade Jesus fazia tais obras, até chegaram a dizer que Jesus era o próprio belzebu para expulsar demônios. (Mt 12.24)

4 - Não aceita o Conselho de Deus
“Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.” (Lc 7.30)

5 - Se acha mais santo do que os outros
 “Depois, dizem aos outros: ‘Parem! Não nos toquem, pois somos mais santos do que vocês. Essa gente me faz ficar irado; a minha ira é como um fogo que não se apaga.” (Is 65.5)
Jesus já diz logo no começo da parábola, para quem Ele esta dirigindo à parábola, os que eram mais justos, a 2ª classe de pessoas.

6 - Fariseu é prepotente, arrogante e altamente soberbo
O texto diz: que o fariseu orava dizendo o que ele fazia e desprezava o publicano, falando que não era como ele.
“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mt 6.1-4)

Jesus nos da uma lição na parábola do servo inútil, dizendo: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” (Lc 17.10)

7 – Fariseu não se dá com publicano (não existe comunhão com ele)
O texto diz: que o fariseu desprezava o publicano. Dizendo não sou como este publicano. Lc 18.11

QUAL A OPINIAO DE JESUS A RESPEITO DE UM FARISEU RELIGIOSO?
Quer saber o opinião de Jesus sobre eles, leia: Mateus cap. 23 e saberá a posição que Jesus tomou sobre os mesmos.

Quem era os publicanos?
Judeu que cobrava impostos para o governo romano. Era desprezado por trabalhar para um dominador estrangeiro.

O evangelista Mateus era um publicano restaurado por Jesus, assim como Zaqueu, um chefe dos publicanos. Mateus quando relata à escolha dos doze apóstolos, ele se refere aos outros apóstolos normalmente, relatando somente seus nomes, mas a respeito dele mesmo ele diz, repare: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” (Mt 10.2,3)
Mateus reconheceu o seu ultimo estado afirmando que era publicano e que foi transformado por Jesus.

QUALIDADES DE UM PUBLICANO

1 - Publicano reconhece que é um pecador
O texto diz: que o publicano orava a Deus dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
É tão bem verdade que eles reconhecem o seu estado de miséria que eram batizados por João Batista.
“E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que aquilo que vos está ordenado.” (Lc 3.12)

2 – Publicano gosta de estar perto de Jesus
“E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” (Mt 9.10,11)

3 - Publicano é um amigo de Jesus
A bíblia nos diz isso em Lucas 7.34 “Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores.”

4 - Publicano acreditava que as escrituras estavam se cumprindo em João Batista (confiavam na Palavra de Deus, como verdade absoluta)
“Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no Reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho de justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isso, nem depois vos arrependestes para o crer.” (Mt 21.31,32)

5 - Publicano é humilde
O publicano não sua oração foi muito simples não queria se aparecer ao contrario do fariseu. ZAQUEU mesmo sendo rico, homem de posses de uma posição social bem vista na sociedade não se importou em subir em uma arvore para ver Jesus. Isto é humildade.

6 - Publicano não despreza ninguém
Zaqueu poderia ter desprezado Jesus e seus discípulos por serem homem simples que não faziam parte do seu circulo de amizade social, por não terem as mesmas conversas políticas.

7 - Publicano tem sede de Deus e sede de salvação, nem que isso custe a sua fortuna
Tanto Mateus, quanto Zaqueu e o publicano da parábola se demonstram sedentos pelo Senhor Jesus e por salvação.

Conclusão

Temos que ter as atitudes deste publicano que Jesus menciona em sua parábola como exemplo para as nossas vidas. O publicano saiu justificado do templo por suas atitudes de um pecador arrependido, vivendo um cristianismo de verdade, onde somos totalmente dependentes do Criador, o Deus todo poderoso.

***
Alexandre Pitante no Avivamento pela Palavra

2 comentários:

  1. Olá Alê,temos entrevista lá no blog Mulheres Sábias com o Pr Alan Capriles, se quiser fazer alguma pergunta, seria legal. Participe. Paz!

    ResponderExcluir
  2. otimos textos ... muito bons parabéns

    http://prmarcello.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails