10 de setembro de 2011

Uma leitura sobre o que têm ocupado a mente do povo de Deus



por Alexandre Pitante

O que será que passa nas cabeças das pessoas? No que elas vêm pensando em dias de tanto caos, desgraça, matança, corrupção, isso no mundo secular. Na igreja, por sua vez é, pastores revelando pelo orkut, a tal da teologia da prosperidade enganando muitos, o secularismo religioso adentrando às portas da igreja que ora se resguardava disso, hoje (...) enfim, diante de tantos problemas que o mundo enfrenta e principalmente a igreja de Cristo, o que têm ocupado a mente do mundo e principalmente do povo de Deus (os Cristãos)?

Eu fico à imaginar num pai de familia que ao chegar em casa depois de um dia trabalhoso toma um banho, da um beijo na esposa, atenção às criancas e perto das oito da noite liga a TV para ver o jornal e ficar atualizado e se depara com as seguintes notícias: FILHO MATA MÃE ESFAQUEADA, PEGO POLITICO ESCONDENDO DINHEIRO NA CUECA, TERREMOTO MATA MAIS DE 300.000 PESSOAS, PAI JOGA FILHA DO 6º ANDAR, e etc. Os telejornais hoje na realidade rara às vezes que se têm uma notícia boa, na maioria são testemunhos do que o diabo esta realizando através de pessoas sem Cristo.

No jornal impresso as mesmas más noticias, a internet da mesma maneira, estamos em volta de problemas em cima de problemas nos afligindo dia a dia. Analisando o nosso contexto eu me pergunto, será que os cristãos tem ocupado a mente com o que edifica ou ocupam suas mentes com as mais diversas catastrofes do nosso tempo?

O profeta Jeremias em suas lamentações entra em colapso de tanto problemas, observe que nos capitulos um, dois e até ao versiculo vinte do cap. tres ele relata a situação que ficou Judá após ser destruida e saqueada por Nabucodonosor, ele entra em colapso e num começo de depressão de tanto desgosto, chega a dizer que, Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim” (Lm 3.20).

Com isso, ele sabia que precisava ocupar sua mente com outra coisa e diz, “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21). Já dizia o velho adágio popular, que mente vazia e oficina do diabo. Se vazia já é oficina dele imagine pensando no que ele faz, “matar, roubar e destruir”. Jeremias sabia que precisava ocupar sua mente no que edificava e lhe dava esperança e não nas tragedias que já tinham acontecido.

O problema é que nós temos a tendência do que é ruim, exemplo: se vamos à um culto, que por sinal foi uma benção e se teve um errinho na mensagem pregada, chegando em casa ao invés de lembrarmos dos momentos bons do culto, nós lembramos do deslize teologico do pregador. Somos altamente propensos à ocupar nossa mente no que não edifica. Jeremias estava passando pelo mesmo problema que, ele não vê outra solução a não ser ocupar sua mente com as misericórdias do Senhor (Lm 3.22).

Foi pensando nisso que Paulo orientou os colossences, “pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl 3.2). Ocupar nossa mente com as coisas de Deus, pensando no que é celestial, nos faz termos paz e alegria no espírito. A bíblia diz que este mundo inteiro jaz no maligno (1Jo 5.19), ou seja, o sistema de governo deste mundo é pecaminoso, porém não podemos corformarmo-nos com isso e devemos seguir com o conselho de Paulo aos romanos, “e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

Existem pessoas que só pensam nas suas vidas pregressas e fazem disso a sua mensagem em cima de pulpitos para estorquir o dinheiro dos incautos. Paulo disse aos filipenses “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão” (Fp 3.13), Paulo estava dizendo que tinha esquecido sua vida pregressa e pregava somente o Cristo Crucificado e não o eu fui, eu era e eu fiz, não, literalmente não, a mensagem do evangelho foi, é e até a Sua vinda será a Cruz de Cristo.

O que nos entriste-se e que muitos blogueiros que se dizem cristãos e que dizem professar a mesma fé, ao invés de levar esperança ao povo de Deus levam somente a desgraça do que acontece na meio da igreja. Foi o que eu disse algures que temos a facilidade de lembrarmos só do ruim.

Já esta virando rotina entrar na internet e se deparar com blogs e sites debochando e fazendo chacota de lideres e denominações evangélicas. Digam o que quiserem, mas para isso tem tempo e local.

“Tudo o que vejo, penso, no que penso, faço”, nossas ações, atitudes e conversações são fruto dos nossos pensamentos. Se o povo cristão só vê besteira na internet, só ocupa sua mente em tirar sarro e brincar com tudo. Será que não vão levar o evangelho da mesma maneira como olham para certas pessoas, na brincadeira? Nossas ações são reflexos de nossos pensamentos. No que você têm ocupado sua mente? 

Já que alguns podem esplalhar o que de mal acontece no meio evangelico, será que também não podem dizer o que de bom anda acontecendo? Quem foi salvo? Quem se libertou disso ou daquilo? Qual igreja esta enviando missionário, e para onde? Para que o povo possa ler e ocupar sua mente no que de fato edifica.

Mas infelizmente (...) para esses Paulo disse, “porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas” (Fp 3.18,19).

A igreja está sendo e vai ser ainda mais bombardiada com tudo o que não presta e isso é inevitável, porém podemos nos blindar contra isso renovando e transformando a nossa mente pensando no que é celestial e à ocupando nas coisa de Deus.

Pra finalizar fique com conselho de Paulo, “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

***
Nele, que muda e transforma nossos pensamentos de profanos a santos.
Alexandre Pitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails