17 de fevereiro de 2012

Salvação: dádiva de Deus e não conquista do homem


por Hernandes Dias Lopes

A salvação não é um prêmio que recebemos por causa das nossas obras, mas um presente que recebemos por causa da graça. Não conquistamos a salvação pelo nosso esforço, recebemo-la pela fé. Não é resultado do que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós. Falando a Nicodemos, Jesus destacou essa verdade axial no versículo mais conhecido da Bíblia: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Nesse versículo nós encontramos sete verdades preciosas acerca dessa tão grande salvação.

Em primeiro lugar, a salvação é grande pela sua procedência. “Porque Deus amou…”. O Deus Todo-poderoso, criador do universo e sustentador da vida tomou a iniciativa de nos amar, mesmo antes da fundação do mundo. Seu amor por nós é eterno, deliberado, autogerado e incondicional. Deus não nos amou por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A causa do amor de Deus não está em nós, mas nele mesmo.

Em segundo lugar, a salvação é grande pela sua amplitude. “Porque Deus amou ao mundo…”. Deus amou as pessoas de todos os tempos, de todas as raças, de todos os lugares, de todas as classes e de todos os credos. Amou não aqueles que o amavam, mas amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Amou-nos não porque correspondíamos ao seu amor, mas amou-nos apesar de nossa rebeldia.

Em terceiro lugar, a salvação é grande pela sua intensidade. “Deus amou ao mundo de tal maneira…”. Essa expressão de “tal maneira” aponta para o amor singular, incomparável e superlativo de Deus. Seu amor não foi apenas falado, mas demonstrado. Demonstrado não com cenas arrebatadoras, mas com o sacrifício supremo. O amor de Deus não foi esculpido com letras de fogo nas nuvens, mas demonstrado na cruz.

Em quarto lugar, a salvação é grande pela sua dádiva. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”. Deus não deu ouro e prata nem mesmo um anjo para a nossa redenção. Deus deu tudo, deu a si mesmo, deu o seu único Filho. Deu-o para que ele se esvaziasse e vestisse pele humana. Deu-o para que seu Filho fosse rejeitado e desprezado entre os homens. Deu-o para que seu Filho suportasse o escárnio das cusparadas e suportasse a maldição da cruz. Deu-o como sacrifício para o nosso pecado.

Em quinto lugar, a salvação é grande pela sua oportunidade. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê…”. A salvação não é recebida como fruto do merecimento, mas como resultado da graça mediante a fé. A salvação não é dada àqueles que se julgam santos nem àqueles que praticam boas obras com o propósito de alcançarem o favor de Deus. A salvação é oferecida gratuitamente àqueles que crêem em Cristo. Não é crer em anjos nem em santos, mas crer em Jesus, o Filho de Deus. Jesus é o caminho para Deus, a porta do céu, o único mediador que pode nos conduzir ao Pai.

Em sexto lugar, a salvação é grande pela sua libertação. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça…”. A salvação é o livramento da ira vindoura, é a soltura das cadeias da morte, é a alforria dos grilhões do inferno. Aqueles que permanecem incrédulos perecerão eternamente. Aqueles que se mantêm rebeldes contra o Filho jamais verão a vida nem desfrutarão do paraíso de Deus. Aqueles que não beberem da Água da Vida, terão que suportar o fogo que nunca se apaga.

Em sétimo lugar, a salvação é grande pela sua oferta. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não apenas livra da condenação os que crêem, mas também oferece a eles vida eterna. A vida eterna é uma perfeita e íntima comunhão com Deus pelo desdobrar da eternidade. A vida eterna será como uma festa que nunca mais vai acabar, no melhor lugar, com as melhores companhias, com a melhor música, com as melhores iguarias, trajando vestes alvas. Enquanto a eternidade durar, desfrutaremos dessa gloriosa vida. Bendito seja Deus por tão grande salvação!

***

9 comentários:

  1. Deus é magnífico em suas atitudes, Deus é insuperável em suas decisões, e sua Graça brada pelos confins do tempo, e do inimaginável do existir: o reflexo da Graça de nosso Deus pode ser observada no Salmo 24 explica muito bem a grandeza de Deus, nos leva a imaginar a volta para casa, contemplando a soberania de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Obrigado por esse texto, Deus esta contigo!

    Em Cristo

    Ibimon Pereira Morais

    ResponderExcluir
  2. Irmão Alexandre
    A Paz do Senhor

    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Irmão Alexandre, mais uma vez o Google deletou meus seguidores, sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo outra vez. A Verdade Que Liberta vai ser desativada. Como já seguia a Verdade Que Liberta, venho pedir que siga agora o Peregrino E Servo. Eu retribuirei de volta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns! Gostei muito do seu blog. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe, abundantemente.

    Visite o meu blog e me adicione ao seu. Vamos fazer uma parceria. Aguardo sua confirmação.

    Acesse: http://iijesuseocaminho.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro o teu blog, já o sigo! Gostava que passasses no meu e o seguisses também, aproveita e dá uma vista de olhos no texto Just Been Paid e aproveita os 10 dólares que te oferecem ao fazeres o registo!
    Este sistema está testado. Já funciona há 2 anos! A cada dia entram cerca de 3.000 pessoas!
    Paga 2% ao dia, 60% ao mês, e 150% em 75 Dias.
    Podes retirar dinheiro todos os dias.
    Está sediado num paraíso fiscal, e é infinitamente auto sustentável.
    E podes começar já sem teres de investir dinheiro do teu bolso!
    Regista-te agora e recebe 10 dólares para testares o sistema e começar a ganhar!
    Por exemplo:
    Com os $10 de oferta, vais ganhar $20 ao final de 75 dias!
    Se investires $100, vais ganhar $324.80 ao final de 75 dias!
    Depois do registo terás direito a uma calculadora onde vês quanto vais ganhar consoante o que investes!
    Vê este vídeo onde é tudo explicado:
    http://www.youtube.com/watch?v=7gqABnK2_j0
    Para mais informações visita o meu blog e vem conhecer o sistema que anda a dar dinheiro a tanta gente! :)
    Espero por ti!
    Até já*

    ResponderExcluir
  6. Aprenda a separar o que é importante do que não é. Muitas pessoas não acertam simplesmente porque investem demais no que é de importância menor.
    http://bemcasadossp.com/

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz!

    Cheguei até aqui, gostei, fiquei. Parabéns por sua edificante mensagem. O meu desejo é que estejas gozando das bençãos de Deus para sua vida.

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  8. JA FALAVA JESUS : A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS , CONHECEREIS A ARVORE PELOS SEUS FRUTOS ( NOS SOMOS AS ARVORES E OS FRUTOS NOSSO CARATER , NOSSAS OBRAS ) A FE SEM OBRAS E MORTA . ESTA TUDO MUITO CLARO , JESUS NOS DEIXOU ESTAS DIRETRIZES : NAO ADIANTA TER SOMENTE FE SE NOS NAO TRABALHARMOS NA OBRA DO BEM . SE NAO SEGUIRMOS OS SEUS PASSOS , NAO FAZ SENTIDO ALGUM ESTA '' SALVACAO '' SEM ESFORCO NEM MERITO. ALEM DO MAIS NAO ESTAMOS AQUI PARA NOS '' SALVAR '' MAS PARA APRENDER A AMAR .

    ResponderExcluir
  9. ES UNA BENDICION VISITAR SU BLOG, LES DEJO MIS SALUDOS DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA, DESDE MI BLOG www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com DONDE COMPARTO MI TESTIMONIO DE SANIDAD PARA LA GLORIA DE DIOS.
    RECIBAN MUCHISIMAS BENDICIONES DE NUESTRO PADRE CELESTIAL.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails