9 de outubro de 2014

Por isso se chamou o seu nome Babel...

Babel. Oh, Babel... Com certeza você já ouviu falar da historia desta grande torre?

Eu vou lhe contar como tudo aconteceu. Foi uma tremenda confusão!

Em gênesis capitulo onze a bíblia conta que alguns homens encontraram um grande vale na terra de Sinar e tiveram uma aparente brilhante ideia, construir uma cidade neste vale e no meio da cidade uma GRANDE TORRE, que serviria de referencia para quem avistasse a cidade, até aí tudo estava bem, a motivação estava correta, unidos em torno de um só objetivo, todos falavam a mesma língua, literalmente a mesma língua, no falar, no pensar, no comunicar, no agir, no executar as tarefas, mas quando esses homens liderados por Ninrode decidiram construir esta torre até tocar os Céus foi aí que esse projeto estava chegando ao fim.

Deus, conhecedor de todas as coisas, sabia que os homens estavam tentando chegar ao CÉU com seus próprios esforços. Deus desce a terra para impedir o êxito desse projeto, não queria que eles chegassem ao céu por uma torre, e sim que eles entendessem que ao CÉU só se chega pela sua graça.

Foi neste momento que Deus os confundiu colocando idiomas diferentes em cada pessoa, haja vista que naquela época todos falavam a mesma língua, ficaram incomunicáveis, um sem entender o outro, cada um falava uma língua que o outro não entendia, e com isso o projeto não pode continuar. Alias, projeto nenhum no mundo pode continuar sem que as pessoas envolvidas falem a mesma língua, até porque através da linguagem nós formamos nossas ideias imaginativas, construímos possibilidades e convocamos outras pessoas para nos ajudar a torná-las em realidade. As palavras precedem o trabalho. Não foi um problema técnico que impossibilitou a continuação da construção da Torre de Babel, mas a inabilidade de se comunicar.

Foi uma confusão só! Cada uma falava e fazia o que bem lhe parecia, e assim nada progride. Se aplicarmos as lições desta historia para as nossas vidas entenderemos que todos devem falar a mesma linguagem para que possamos alcançar sucesso. Na nossa CASA ou na nossa IGREJA, devemos falar a mesma linguagem com os nossos pais, irmãos, familiares, lideres, irmãos em cristo.

Na torre de babel os envolvidos no projeto deixaram de falar a mesma língua, hoje, muitas pessoas em muitos lugares como igrejas e famílias deixaram de falar a mesma linguagem. E qual a diferença entre esses dois termos, língua e linguagem? Vou lhe dizer! A íngua reporta-nos ao idioma, o nosso português por exemplo, agora, linguagem fala de ideia, conceitos e convicções, as vezes falamos a mesma língua, mas com linguagens fundamentadas em conceitos totalmente diferentes, e isso gera um grande problema para nós hoje, que é a falta de unidade na comunicação.

Babel significa confusão, quando não se fala a mesma linguagem à confusão é certa. A falta de unidade na comunicação gera confusão, contenda, guerras, discórdias, intrigas, tudo isso por não falarmos a mesma língua. E se em todos os lugares do mundo haver guerras, confusões, contendas, existem dois lugares que precisam haver paz na minha vida que são: a IGREJA e a MINHA CASA, enquanto todos estiverem em guerra, dentro da igreja que estou servindo ao Senhor ou dentro do meu lar entre os meus familiares devem haver PAZ.

A palavra de Deus nos ensina que a igreja primitiva tinha tudo em comum, isto é, falavam a mesma linguagem. Não haverá paz na igreja se cada membro dela falar uma linguagem diferente do outro, da mesma forma dentro do meu lar, se os filhos se comunicarem diferentes dos pais e os pais diferentes dos filhos, haverá uma torre de babel sendo instaurada dentro deste lar, ou seja, uma confusão. Mas quando comunidades cristãs e famílias entenderem que não só a língua (idioma) deve ser a mesma, mas também a linguagem (ideias) devem ser a mesma, aí então estes dois lugares sagrados pela palavra de Deus e seus participantes experimentarão a maior de todas as experiências de paz que alguém pode ter, gerado pelo AMOR na unidade do Espirito que é o vinculo da PAZ. 

Nos laços do Calvário,


Pr. Alexandre Pitante

Um comentário:

  1. Deus continue dando sabedoria Pr Pitante, não pare de postar não!!! by Mateus Zaneli

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails