14 de abril de 2015

Restaurando a Saúde Espiritual

Texto: Lc 4.38,39

Introdução

Esse texto apesar de ser um texto literal traz algumas lições espirituais importantíssimas. No texto Jesus sai da sinagoga e vai à casa de Pedro. E entrando na casa, encontra a sogra de dele enferma, a bíblia não menciona que tipo de enfermidade, mas relata um sintoma bem comum oriundo de algum vírus ou infecção pelo corpo, a febre.
Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Na verdade a febre pode ser o sinal de alerta de uma doença que precisa ser tratada com rapidez.

O que é a FEBRE?

A febre é um descontrole de temperatura do corpo por uma área de cérebro chamado HIPOTÁLAMO, que é uma espécie de TERMOSTATO do organismo, que controla entre 36 a 36,7 graus de temperatura corporal, mas quando somos infectados por algum vírus ou há alguma área do nosso corpo está infeccionado o HIPOTÁLAMO manda uma mensagem para o corpo todo alterando a nossa temperatura corporal causando FEBRE. Assim, dizendo que algo de errado está acontecendo. Isto é um sinal de alerta!

Quais as características da FEBRE?

Embora não seja uma doença e sim um sintoma, traz consigo no seu bojo algumas características peculiares, tais como: dores musculares, nas juntas, dor de cabeça, fraqueza, frio, apatia, irritabilidade, indisposição, perda de apetite, boca seca, desidratação ou sudorese.
Já disse no inicio que existem lições espirituais nesse texto, sendo assim, quero contextualizar para poder extrair os ensinamentos dele. Para tanto, quero nomear três aspectos da FEBRE:

      1. Sudorese ou Suor demasiado.

O febril soa demais, esta sempre com aparência de cansaço. Quando na verdade este suor não é fruto do trabalho, mas da enfermidade.
Aplicações: o suor resulta na desidratação ou perca de liquido pelos poros do corpo. E o que é suor? Suor é H²O com Cloreto de Sódio (Agua e sal). Elementos simbólicos na bíblia: Agua símbolo da PALAVRA e Sal símbolo do tempero da vida cristã o ESPIRITO SANTO.

      2. Frio ou a falsa sensação de frio.

O febril sente frio aonde não existe. A temperatura pode estar elevada que ainda assim o febril esta com frio.
Aplicações: Isto fala-nos da frieza espiritual na vida do cristão. A reunião espiritual pode ter sido uma benção, calorosa espiritualmente, entretanto o febril diz que foi fria e gelada. Se você esta com FEBRE
Então precisa se tratar. (Salmo 42).

       3. Indisposição

O febril só quer ficar deitado, indisposto pra tudo.
Aplicações: Perceba que Jesus ao entrar na casa de Pedro, Mateus diz que ela estava acamada, Marcos que esta deitada e Lucas diz que Jesus se inclina para ela, todas as afirmações indicativas que estava indisposta. A FEBRE trouxe a indisposição de maneira que aquela mulher não conseguia fazer nada, ou nenhuma tarefa domestica.

Como ser curado da FEBRE Espiritual?

       1- Ter um bom agente intercessor.
Pedro foi o agente intercessor de sua sogra, diz o texto: “e rogaram-lhe por ela”, ou seja, intercederam por ela e o líder desta intercessão foi o seu genro, a pessoa mais chegada entre os discípulos.
Quem é o teu agente intercessor? São os homens, ou o ESPIRITO SANTO Romanos 8:26.

       2-Jesus precisa entrar!
A bíblia diz que Jesus entra na casa (“entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre” v.38) e vai ao aposento em que a sogra de Pedro estava. Não sabemos ao certo se no quarto ou não, o fato é que Jesus entra para trazer restauração. A cura ou a restauração só virá quando Jesus entrar. Quando Jairo rogou a Jesus por sua filha, Jesus foi até a sua casa e entrou para trazer restauração Lc 8.41.

       3- A enfermidade precisa ser repreendida!
Jesus repreendeu a enfermidade, pois sabia que a FEBRE era gerada por ela, embora na concepção de Lucas Jesus tenha repreendida a FEBRE por achar que ela era a enfermidade. Mas Cristo sabia que a febre é só um sintoma, e com seu poder expeliu a infecção ou o vírus causador da febre.

Muitos infectados com algum tipo de vírus estão febris, mas negam suas enfermidades espirituais, mas na verdade todos sabem qual é a enfermidade que gera a febre e esses sintomas peculiares em sua vida.

·         Aquela mágoa no teu coração.
·         Aquela murmuração desenfreada que não sai da tua boca.
·         Aquela companhia mundana que corromperam seus bons costumes.
·         Aquela desobediência à liderança pastoral.
·         Foi infectado pelo vírus da ingratidão que gerou febre na tua alma.
·         Foi infectado pelo vírus da autossuficiência que gerou uma febre de arrogância na tua alma.
E tantos outros vírus que infectaram a vida de muita gente que estão com sintoma de febre.

*Mas Cristo que restaurar a nossa saúde espiritual.

*Não há como viver uma plena comunhão com o PAI se estivermos doentes.

*Mas Deus quer se relacionar conosco, para tanto precisamos deixar Jesus entrar em nossa casa e restaurar nossa saúde e nos colocar de pé.

Qual foi o resultado da restauração da Saúde da sogra de Pedro?

*Ela servia-os.
Quem esta doente não serve.
Quem esta febril não serve.
Quem esta indisposto não serve.

O termo usado por Lucas para dizer que ela servia foi “DIAKONUS” que significa um tipo de servidor ou diácono.

Conclusão

Que Deus possa restaurar nossa saúde para que possamos voltar a sermos servos.

4 comentários:

  1. Paz Alexandre.

    A muitos anos que não acessava seu blog. Muito linda essa mensagem.

    Um dia você enviou dois DVDs seus, de pregações, muito lindas também.

    Uma excelente semana, ou melhor, final de semana.

    Abraço,
    Calebe

    ResponderExcluir
  2. Faça parte do novo Agregador Blogospel, exclusivo para divulgar seus conteúdos gospel e relevantes para o povo de Deus, evangelizar, divulgar e mais, aumentar o tráfego do seu blog ou site.
    Não precisa cadastrar, é rápido e prático! Apenas seja parceiro colocando nosso banner na sua página e pronto, já pode enviar seus links.
    Acesse e conheça: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem!!! Dá uma passadinha aqui:http://www.videoevangelicos.com.br/2015/04/testemunho-muito-forte-e-impactante-de-tremer-alma.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails